segunda-feira, 3 de abril de 2023

E SE PEGA?

 


(Ontem dediquei um post à encruzilhada em que a liderança de Macron se encontra, incapaz de estabelecer uma ponte coerente entre a sua afirmação europeia e a sua resposta à tensão perigosa e inequívoca em que a sociedade francesa se encontra. Hoje, permaneço em França despertado pela leitura matinal do El País, que nos anuncia que a Secretária de Estado da Economia Social e Solidária do governo de Élizabeth Borne, que sustenta Macron, Marlène Schiappa de seu nome, aparecerá na edição de 8 de abril da revista Playboy numa reportagem-entrevista de 12 páginas.  A esta velocidade a que a evolução dos comportamentos políticos e sociais se desenvolve, mesmo um septuagenário como eu, que se julga vivo, se calhar erradamente, e alinhado com as macrotendências, corre o risco de se sentir zonzo. E, por simples precaução, nem me quero dar ao trabalho de antecipar o que poderia acontecer cá pelo burgo se esta moda também por cá pegasse. Que susto!)

Segundo o El País (1), a Marlène Schiappa tem percurso por causas próximas das fraturantes, tendo sido Secretária de Estado para a Igualdade no primeiro mandato de Macron e também ministra delegada para a Cidadania e abordará com a Playboy questões como a liberdade das mulheres, a violência machista, o feminismo, mas também se aventura pela ecologia, mudanças climáticas e até literatura.  

Sou dos que sempre defendi que os políticos que conseguem conciliar a dimensão formal da política com o “casual” da vida social, cidadãos de liderança no tempo central da sua atividade e cidadãos normais nos seus tempos merecidos de lazer, fazem para mim a diferença. Por isso, gostava de ver o Presidente Jorge Sampaio a frequentar os dias da música no CCB quando eles ainda eram o máximo e gostaria de ver mais a gente política a frequentar os concertos da Gulbenkian ou da Casa da Música.

Face a esse registo, não deveria estar a dedicar um post ao aparecimento da Schiappa na Playboy. Se o estou a fazer é porque talvez não seja assim tão liberal e “casual”. A idade talvez não perdoe.

E, talvez por isso, me abstenha com convicção de imaginar o que poderia acontecer se a moda pegasse por cá. Fico por aqui, porque um grande susto se apoderou de mim.

(1) https://elpais.com/gente/2023-04-03/polemica-en-francia-por-la-aparicion-en-playboy-de-la-secretaria-de-estado-marlene-schiappa.html 

Sem comentários:

Enviar um comentário