sábado, 29 de abril de 2023

O DESESPERO DOS PP DO SUL

 


(Estava eu em busca de um tema que me animasse e me despertasse desta modorra que um período mais alargado de ausência do trabalho me provoca, quando esta imagem publicada pela VOZ DE GALICIA como suporte a um artigo (1) do excelente jornalista Fernando Salgado me deu o mote e que mote. Tenho seguido com alguma atenção a embrulhada em que o PP espanhol, liderado pelo tecnocrata Feijoo, de apregoada governabilidade para combater o Sanchismo em Espanha, se meteu, guerreando com a Comissão Europeia e o Comissário responsável pela área do ambiente um projeto de regadio para a área protegida de Donaña no sul de Espanha. Ainda que moderados na sua linha de PP mais respeitável, o líder da Andaluzia Juanma Moreno e o próprio Feijoo parece que tiveram que ceder as suas perspetivas sobre a mudança climática à força dos poderosos interesses do regadio em Donaña, sacrificando os valores do Green Deal aos interesses acolitados nas bandas do PP e lá se entornou o cal das relações com a Comissão Europeia.

O problema é que, neste caso, o governo espanhol Pedro Sánchez parece estar do lado certo, opondo-se a um projeto numa Comunidade Autónoma que não lidera, aliás na sequência de uma poderosa vitória do PP de Juanma Moreno que abriu a possibilidade de, sendo replicada a nível nacional, poder exemplificar a hipótese de um governo PP sem o apoio do VOX. O caldo entornado fez com o tão europeu Feijoo se deixasse seduzir pelas sereias eleitorais e comprasse uma controvérsia com a Comissão Europeia, que acusam de estar a favorecer a posição eleitoral de Pedro Sánchez. Na nossa imagem de Feijoo, não lembraria ao diabo que o líder galego seguisse por caminhos tão sinuosos, procurando envolver a Comissão Europeia numa controvérsia, na qual o PP não tem manifestamente razão e atraiçoa as suas próprias posições sobre a mudança climática. Aliás, se há coisa da qual Sánchez não pode ser acusado é o facto do PRR espanhol ter uma orientação marcadamente orientada pelo Green Deal, o que lhe terá garantido as boas graças da Comissão Europeia. Aliás, se Feijoo pensasse duas vezes, perceberia que, do ponto de vista da gestão macroeconómica e da sustentabilidade do sistema de pensões espanhol, a Comissão Europeia não tem sido meiga para o Governo de Sánchez.

E é neste ambiente de desespero de um Feijoo que já entendeu que a sua chegada ao poder não serão favas contadas que aparece esta fabulosa imagem que a VOZ DE GALICIA oportunamente publicou. O popular (pela sua formação política e não pelo seu carisma) Manfred Weber, presidente do PP Europeu, está acompanhado do desaparecido em combate de sniper de trazer por casa Nuno Melo, de um Montenegro com cara de comprometido (onde eu me vim meter), para a sua cruzada contra o topete da Comissão Europeia em apoiar a rejeição do projeto em Donaña. Melo e Montenegro talvez tenham vistas curtas para imaginar que, por um destes dias, terão de apoiar as pretensões de uma CAP, incapaz de perceber que a mudança climática não pode deixar de ter implicações nos sistemas de produção agrícola, particularmente em regiões como o Alentejo em que a seca não é pera doce. E já agora valeria a pena secundar as pretensões da Andaluzia em olhar para Donaña com a avidez de investidores para os quais a mudança climática é coisa para intelectuais.

O problema é que pelas nossas bandas temos uma Ministra da Agricultura também ela desaparecida no combate de ocultar a sua própria incompetência, não sendo percetível se temos ou não uma política agrícola de ajustamento ao cenário de mudança climática.

(1) https://www.lavozdegalicia.es/noticia/opinion/2023/04/29/bruselas-

Sem comentários:

Enviar um comentário