segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

EUROPA E MEMÓRIA



João Carlos Espada antecipa-se hoje no Público com a sua lista de livros para o Natal a uma referência que esperava ter ontem concretizado e que acabou por ficar apenas no computador.
César Antonio Molina, ex-ministro da Cultura de Espanha, ocupava no sábado a excelente Cuarta Página do El País com uma reflexão aguda e pertinente sobre o significado do desaparecimento da memória coletiva da violência brutal da Grande Guerra Mundial de 1914. A reflexão de Molina opera-se em torno de algumas obras de referência e sobretudo sobre o significado da destruição da Catedral de Reims como símbolo de destruição de um património não apenas francês mas também europeu e universal. Molina parte dessa perda de memória para explicar o completo fracasso da Europa cultural: problemas na livre circulação de bens e serviços culturais, inexistência de uma indústria cultural europeia, dificuldades de coordenação de programas culturais comuns, falhas na defesa de património histórico comum, inexistência de institutos culturais comunitários, problemas no audiovisual, enfim um deserto.
Mas a curiosidade do artigo de Molina, que aí se cruza com a lista de João Carlos Espada, é o facto do ex-ministro da Cultura espanhol destacar uma obra recente de Luuk van Middelaar, um jovem cientista político que é nada mais nada menos do que adjunto de Van Rumpuy, Presidente do Conselho Europeu. O livro chama-se The Passage to Europe, é publicado pela Yale University Press e aguardo a sua edição em paperback para o adquirir na Amazon UK. Via César Molina compreende-se que Middelaar reflete essencialmente sobre a amnésia das novas gerações quanto à história da Europa e o que ela significa de obstáculo ao projeto europeu e que a sua obra contém inúmeros exemplos de derrotas comunitárias infligidas pelo facto de muitos Estados europeus terem rejeitado projetos homogeneizadores de política educativa e cultural.
Resta saber se tal rejeição correspondeu a uma defesa louvável da pluralidade europeia ou se pelo contrário ela navega no nacionalismo mais bacoco. Que a edição em paperback se apresse pois é tema que merece ser revisitado.

Sem comentários:

Enviar um comentário