quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

EVOCAÇÃO DE BRANDT (II) -MEMÓRIAS



A evocação de Willy Brandt pelo colega Freire de Sousa e sobretudo a referência e imagem do monumento na Marechal Gomes da Costa ao estadista alemão, de cuja visão política a Europa continua órfã, fez-me invocar algumas memórias, num tema que aparentemente me é distante.
Na altura em que foi decidida a colocação do monumento a Brandt na cidade do Porto, desempenhava funções de consultor para o desenvolvimento económico e políticas urbanas do então Presidente da Câmara Municipal do Porto, Dr. Fernando Gomes. Recordo-me que no grupo de pessoas que trabalhava e aconselhava o Presidente havia dúvidas sobre o significado político do Porto assumir a responsabilidade de recordar a memória de Willy Brandt. Imagino hoje que, por força de alguma pré-auscultação de opinião na Cidade (que haveria de manifestar-se depois em algumas tentativas iniciais de vandalização do monumento), alguns dos conselheiros não encontravam uma relação de proximidade do Porto e da sua história com o estadista alemão e daí as suas dúvidas.
Na altura, defendi com alguma veemência a instalação do monumento, não numa perspetiva de relação estreita do Porto com a personalidade e ação política de Brandt, mas sim numa perspetiva de abertura do Porto ao mundo e sobretudo no que representava a Cidade homenagear um dos artífices da construção democrática alemã. Só hoje compreendo como a intuição de então haveria de ser confirmada pela progressiva desertificação do universo de personagens políticas que haveriam de suceder a Willy Brandt. Mas o monumento lá está, provavelmente hoje perdido na indiferença dos que frequentam tão afluente avenida urbana.

Sem comentários:

Enviar um comentário