domingo, 27 de março de 2016

A PÁSCOA (URBANA) POSSÍVEL





Não sou religioso-praticante, mas a convivência com muita gente que o é ou que pelo menos alimenta processos de religiosidade garante-me alguma sensibilidade e compreensão para este tipo de manifestações e a Páscoa está entre elas. O compasso acabou há pouco de sair cá de casa, num ritual relativamente agónico, hoje já preenchido por leigos e jovens escuteiros, mas que teima em anunciar-se com os já familiares toques de sinos, que vão alertando os moradores para a sua passagem. Contam-se pelos dedos as casas abertas à sua passagem, ou porque estão fechadas, ou porque os moradores demandaram lugares de férias ou de memória familiar, ou simplesmente porque não estão para aí virados. É um ritual em agonia, mas Páscoa sem compasso não é coisa que se viva ou se apresente. E há quem persista. Sei de um casal amigo que por terras de Grijó oferece religiosamente a sua casa para os pequenos-almoços de início de dia a quem assume os compassos e são sessenta pequenos-almoços disponibilizados nesse ritual.

A agonia do ritual urbano traz-me à memória a Páscoa em Seixas, que passa pelo ambiente muito especial da praça simbólica de Caminha no domingo de Páscoa, com aquela profusão de cores dos bolos e doces pascais nas prateleiras da Riviera e que culmina na festividade (com foguetes e tudo, pagos é claro que um dos vizinhos de condomínio teimava em assegurar) do compasso. Memórias também das mesas fartas e coloridas que os meus vizinhos de Viana do Castelo ofereciam aos elementos do compasso, da afetividade das idas às casas dos vizinhos e não me escapam as memórias sensoriais das empadinhas de lampreia que a vizinha D. Ana Clara insistia em presentear-nos. E sobretudo a memória dos anos em que as aleluias abertas em flor, num banco resplandecente, estavam em conformidade com as festividades. E também daquelas personagens enigmáticas, pertencentes a comissões locais, informais, que acompanhavam o séquito em busca de uma lembrança monetária.

Talvez também em Seixas o compasso esteja em andamento de agonia. Outros tempos para se acomodarem na memória.

Escrevo, ouvindo a 4ª e a 7ª de Beethoven na versão de Nicholas Harnoncourt com a Chamber Orquestra of Europe, recentemente desaparecido, enquanto espero pela versão (da 4ª e da 5ª) que o mesmo Harnouncourt gravou para a Sony com o Concentus Musicus Wien e que representará o último legado de tão fascinante personalidade.

Boa Páscoa a todos.


Sem comentários:

Enviar um comentário