domingo, 20 de março de 2016

SAZONALIDADES






Regresso a Seixas em busca do branco incontornável das aleluias que tarda em aparecer, em desconformidade com o calendário pascal, este ano acelerado.

Mas se as aleluias estão expectantes, esperando talvez um golpe de calor, os salgueiros estão já exuberantes naquele verde impressionista, que nos embala. E os carvalhos já começaram a despertar, completando a paleta dos verdes. Os ramos de jasmim que se misturam com a robustez das sebes confirmam que resistiram ao inverno e anunciam que teremos os seus aromas lá mais para o verão a pontuar o ambiente do jardim.

Este ritmo da sazonalidade da natureza mais próxima faz parte do dom da vida, para saborear ano após ano, até quando for possível.

Entre as leituras do fim-de-semana coisas demasiado dispersas para merecerem uma crónica acabada e coerente. Apenas a confirmação de que a antecipação aqui feita do acordo UE-Turquia não andou longe do que acabou por ser consumado. Retenho um artigo contundente de Xavier Vidal-Foch no El País de sábado, sobre o “fachadismo” europeu, algo que nos cairá em cima um destes dias. E vale a pena começar a semana com  este “em guarda” de Vidal-Folch:

“(…) E a UE é antes de mais, não um mercado e um projeto político, mas uma comunidade de direito, um edifício de regras (e o respeito pelas mesmas e pela sua aplicação) que materializa determinados valores (humanitários) e princípios (democráticos, liberais, sociais). Se essa condição enfraquece, é todo o edifício europeu – e não apenas o bem-estar, a solidariedade ou a segurança – que estará em eminente ameaça de ruína.”

Sem comentários:

Enviar um comentário