terça-feira, 29 de março de 2016

UMA DESCOBERTA





A problemática dos “desahucios” (despejos) é talvez a manifestação mais perene e violenta da crise espanhola, aquela que mostra sem maquilhagens de encobrimento a dimensão social de um problema, que começou no comportamento de tripa forra do sistema bancário espanhol e da grossa corrupção que a alimentou e que dela viveu.

Os jornais espanhóis e também a televisão deram-nos verdadeiros documentos sociológicos, pungentes, desse fenómeno, que ficarão como memória do que as análises económicas nunca serão capazes de transmitir na frieza dos seus indicadores.

Uma pesquisa acidental em torno desse fenómeno que me interessa como dano social central do desgoverno do mercado levou-me à informação sobre um filme, musical é curioso, sobre o tema, CERCA DE TU CASA.

E a informação sobre o filme conduziu-me à sua banda sonora e a uma descoberta gratificante, a música e a obra de Sílvia Pérez Cruz. Mas que descoberta! Uma passagem rápida pela FNAC do Vasco da Gama em Lisboa, na antecâmara de um comboio para o Porto, trouxe-me o seu último disco DOMUS, organizado precisamente com canções da banda sonora do CERCA DE TU CASA.

No hay tanto pan” ficará provavelmente como um símbolo dos “desahuciados” e a voz cristalina de Sílvia penetra as nossas consciências de modo mortífero.

Sem comentários:

Enviar um comentário