terça-feira, 15 de outubro de 2019

CAOS E MASSACRE


Não se justifica um grande investimento em inventividade de escrita para elaborar em torno da indescritível situação humanitária e geopolítica que emergiu na Síria na decorrência da criminosa decisão de Donald Trump sobre a saída das tropas americanas da zona. Caos e massacre são termos bastantes e que dispensam quaisquer outras adjetivações.

E a síntese da “The Economist”, em duas rápidas e objetivas pinceladas, diz quase tudo o que é factual na matéria, assim como quanto aos riscos do que aí poderá estar para vir: “As forças curdas no norte da Síria forjaram uma aliança desconfortável com o regime de Bashar al-Assad para combater uma incursão turca. Sob um acordo mediado pela Rússia, os curdos irão submeter duas cidades na fronteira Síria-Turquia; Assad enviará tropas. Foi relatado que, à medida que as forças turcas avançavam, centenas de prisioneiros ligados ao Estado Islâmico (EI) escaparam aos seus captores curdos. Os curdos haviam sido o principal aliado dos EUA na luta contra o EI, até que a Casa Branca decidiu retirar-se na semana passada.”

Acresce, muito lateralmente diga-se, que a Europa lá vai reafirmando em cada dia a sua condição global de “anão político”...


(Ilias Makris, http://www.kathimerini.gr)

Sem comentários:

Enviar um comentário