quarta-feira, 9 de outubro de 2019

MANUELA SILVA



(Morreu uma mulher de eleição, de fé inquebrantável, animadora de vários fóruns de pensamento, uma economista sensível e intérprete da chamada economia estrutural, sempre com um olhar de curiosidade sobre os paradigmas económicos interessados no social, nas questões da desigualdade, da inclusão e da integração do combate à pobreza. É praticamente impossível substituir e estar à altura da sua herança, sobretudo depois de que a nossa saudosa Maria Leonor Vasconcelos Ferreira nos deixou já algum tempo, órfãos na FEP de quem pensasse tais matérias.)

Por não pertencer ao universo de fé e de consciência religiosa que animava a obra de Manuela Silva nunca tive a honra de privar mais de perto com a economista e militante cívica, como por exemplo os amigos Jorge Bateira e Rodrigo Meireles a partir dos quais tive conhecimento da sua morte. Mas sempre segui o seu pensamento e obra, desde os tempos do Plano de Médio Prazo para a Economia Portuguesa no dealbar da democracia em Portugal e das suas primeiras reflexões sobre o paradigma das necessidades básicas, passando pelo que se ia conhecendo da sua reflexão no âmbito do grupo Justiça e Paz. Mais recentemente, tal aproximação concretizou-se no âmbito de grandes “rassemblements” em torno dos temas da pobreza e da desigualdade e da necessidade dos paradigmas económicas integrarem no seu corpo teórico e empírico essas questões.

Tive sim oportunidade de em dois momentos ter essa oportunidade, apresentando trabalhos e reflexões em grandes conferências, coordenadas ou pelo menos fortemente participadas pela Professora Manuela Silva. Foi o caso de uma das conferências iniciais sobre economia portuguesa organizadas pelo CISEP – ISEG em que apresentei um paper designado de A degenerescência da base moral da economia portuguesa, por mim recordado neste blogue em 25.10.2016 (ver link aqui). Foi também o caso, mais tarde, de um outro paper apresentado numa conferência na Gulbenkian: “Mudança estrutural e coesão social: algumas ideias prospetivas sobre a economia portuguesa”. Conferência Um Futuro para a Economia, Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa, Setembro de 2011.

Em ambos os momentos, particularmente no primeiro, tive oportunidade de compreender de perto a força daquela Mulher, a coerência do seu pensamento, a sua investigação permanente sobre os rumos que ela desejava que a economia tomasse, sempre investindo contra a péssima e infeliz ideia e prática de afastar a economia do mundo dos valores.

O seu desaparecimento deixa-nos um grande vazio. Há investigação recente de gente mais jovem que pode continuar o legado de Manuela Silva. Mas não com aquela força de argumentação e de convicção que a Professora nos transmitia desde a sua reflexão mais diária até a peças mais elaboradas.

Desconheço as condições que precederam a sua morte mas certamente que a aguardou austera e rigorosa como sempre.

Sem comentários:

Enviar um comentário