terça-feira, 22 de outubro de 2019

TRÊS MULHERES E TRÊS HOMENS



Espero não desiludir os nossos leitores mais fiéis por me escusar a aqui comentar a lista dos 50 secretários de Estado ontem apresentada pelo primeiro-ministro a Marcelo Rebelo de Sousa. Será, todavia, compreensível que assim faça, dada a relativa proximidade que tenho em relação à estrutura governativa e à sua máquina funcional coadjuvante – já comentar o conjunto da equipa ministerial e o seu sentido desejado e/ou estratégico é coisa bem diferente porque menos pessoalizada e, portanto, menos melindrosa.

Ainda assim, e sem procurar traduzir deste modo qualquer opinião relativamente a tantos dos escolhidos – uns conhecidos e outros não, uns reincidentes e outros não, uns mutantes e outros não, uns lógicos e outros não –, elejo três mais três dos futuros novos secretários de Estado para uma saudação especial, explicável por razões de ordem pessoal, convivencial ou simplemente de competência comprovável. As três personagens femininas são Berta Nunes (ex-presidente da Câmara de Alfândega da Fé, Comunidades Portuguesas), Isabel Ferreira (ex-diretora do CIMO no Politécnico de Bragança, Valorização do Interior) e Rita Marques (ex-CEO da Portugal Ventures e de formação FEUP, Turismo), enquanto as três masculinas são Jorge Seguro Sanches (que tinha deixado uma marca pessoal na pasta da Energia ao tempo de Caldeira Cabral, Adjunto da Defesa Nacional), Eduardo Pinheiro (ex-Presidente e Vice da Câmara de Matosinhos, Mobilidade e alguém que me merece um aceno muito vivo) e André Moz Caldas (ex-chefe de gabinete do ministro das Finanças e ex-diretor do OPART, Presidência do Conselho de Ministros).

Termino com uma curiosidade importada do “Expresso Diário” de hoje: o XXII Governo Constitucional tem 69 elementos, 26 saindo diretamente da bancada do PS (24% dos 108 deputados eleitos) e sendo 23 novatos nas respetivas pastas. Agora a prioridade é a tomada de posse para depois se começarem a abrir e saborear os melões.


(R. Reimão e Aníbal F, “Elias O Sem Abrigo”http://www.jn.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário