terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

UM FILME PERTURBADOR



(A RTP2 tem-me tirado algumas horas do sono que prezo cada vez mais, mas o filme de ontem, À Procura de Elly, de Asghar Farhadi, é daqueles que justifica o preço, embora seja também daqueles que perduram na memória, o que não é bom para esse mesmo sono. Há muito que um filme não me perturbava tanto, numa também perturbadora alegoria sobre o Irão.)

Desconhecia a filmografia de Asghar Farhadi, mas o pouco cinema iraniano que conheço exerce sobre mim uma influência estranha, embora não conheça o país, mas cujas transições, sobretudo os da sua via urbana, acompanho desde sempre.

Três casais jovens iranianos, colegas de universidade, juntam-se num fim-de-semana para acolher um colega, Ahmad, recém-divorciado e a trabalhar na Alemanha, numa viagem para uma praia a norte de Teerão. Uma das jovens, a belíssima Sepideh, organiza o fim-de-semana, convidando a educadora da filha Elly, percebe-se depois com o objetivo de tentar proporcionar uma nova relação ao amigo Ahmad.

Duarte Maia no À Pala de Walsh (link aqui), numa excelente abordagem ao filme e à obra de Farhadi, descreve-nos com rigor o início do filme que é de facto crucial para se compreender uma estranha evolução da ilusão, desconhecido ou mentira em direção à verdade aterradora e suscitadora de todas as contradições:

“(…) O primeiro plano de Darbareye Elly  (À Procura de Elly, 2009) tem a câmara colocada no interior de uma caixa escura indistinguível, atravessada apenas por uma pequena brecha pela qual é fornecida à audiência uma visão estreitíssima do exterior. Um match cut e a caixa dá lugar a um túnel, com a brecha a ser substituída por um rasgo de luz ao seu fundo, o qual iluminará gradualmente a totalidade do enquadramento, à medida que um grupo de amigos rumo a ela se dirige nos seus automóveis.

A partir do momento em que o grupo de jovens tem de encontrar um improvisado alojamento numa villa fronteira ao mar agitado, em mau estado de conservação, o filme começa a ser atravessado por uma tensão de risco, ao mesmo tempo que a personagem Elly, com uma beleza serena, a educadora da filha de Sepideh começa a dar sinais de alguma agitação e a querer limitar a sua estadia, devido aparentemente à situação familiar de mãe doente e recentemente intervencionada ao coração. Entretanto, sucessivos planos do mar agitado colocam as crianças do grupo (três) na praia acentuando a tensão e a perceção de perigo.

Depois de praticamente um único diálogo entre Elly e Ahmad no carro, a sequência do filme é abalada por três momentos: uma das crianças afasta-se um pouco mais entrando no mar, Elly rodopia feliz ajudando uma outra menina do grupo a colocar o seu papagaio no ar e esta última depois do papagaio se estatelar no mar tenta a chorar desesperadamente avisar os homens que jogavam voleibol numa rede improvisada do afogamento do rapazinho.

A partir daqui a perturbação é indescritível com os homens a tentarem recuperar e salvar o garoto, que conseguem, ao mesmo tempo que lentamente se começa a perceber que Elly desapareceu. As cenas em torno do salvamento lembram-me a cena do naufrágio no também comovente ROMA de Alfonso Cuarón.

Com o desaparecimento de Elly emerge toda uma série de revelações, confusões, desmentidos, novas mentiras, justificações e todas as contradições de uma sociedade iraniana, o papel subordinado da mulher, o conservadorismo das tradições, o atavismo, a hipocrisia e a repressão latente brotam para a ação numa sucessão galopante de complicações que geram novas complicações. Estamos a lidar de facto com casais de classe média, com formação universitária e as quatro mulheres são personagens urbanas, que só o lenço em torno das suas cabeças e rostos nos ajuda a situar.

O clímax acontece quando na tentativa de avisar alguém da família de Elly através do seu telemóvel, o grupo contacta e se encontra com o seu noivo (e não com o irmão como Sepideh tentou durante algum tempo fazer crer), noivo do qual se sabe depois Elly tentava libertar-se. A conversa final entre o noivo e Sepideh, uns momentos antes de ter sido comunicado a chegada à costa de um corpo e aquele fazer o seu reconhecimento, condensa todas as contradições insanáveis. Sepideh tenta a todo o custo salvar a honra da amiga e educadora da sua filha e o noivo pretende apenas que ela diga se Elly aceitou de boa vontade o convite para o fim-de-semana apesar do seu compromisso ou se foi forçada a tal. Confessar a verdade significa trair a honra da sua amiga, mas simultaneamente desculpabilizar todo o grupo que não conhecia o compromisso de Elly. O reconhecimento da verdade materializa-se numa cena arrepiante de uma cozinha fria, despojada, com Sepideh sozinha e destroçada pela culpa, debruçada sobre a mesa que organiza o espaço.

Talvez imaginasse que o filme terminaria com esse plano, mas termina pelo contrário com a tentativa de desatolar uma das viaturas, enterrada na areia, quando os faróis foram necessários para durante a noite tentar perscrutar no mar o aparecimento de algum corpo.

Sem comentários:

Enviar um comentário