quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

UMA LIGAÇÃO POR CIMA DA EURO-REGIÃO

(Voz de Galicia)

(A TAP lá vai trabalhando novas rotas, sempre que possível passando por cima da Área Metropolitana do Porto e do seu aeroporto. Os jornais galegos anunciavam hoje com pompa e circunstância a venda de bilhetes pela TAP para a ligação Lisboa-Santiago de Compostela, com dois voos diários. A notícia sublinhava sobretudo o significativo número de ligações que os galegos passariam a dispor para múltiplos destinos a partir de Santiago de Compostela e através da conexão com Lisboa.)

Dir-me-ão que o interesse da transportadora que teimosamente continuamos a proclamar de bandeira se sobrepõe a tudo o demais. Quem sou eu para colocar em causa a estratégia da transportadora nacional, desde que consiga deixar de torrar dinheiro público, pois nestas ocasiões sou dos que estou disposto a pagar mas bem explicadinho e com grande escrutínio público.

Mas não é nesse sentido que a notícia me interessa. A vertente que me é cara é que se trata de uma ligação, duas ligações mais rigorosamente, que voam por cima da Euro-região Galiza-Norte de Portugal. Simbolicamente, amigos, amigos negócios à parte, há quem diga que o interesse da Galiza é a aproximação a Lisboa e não a cooperação inter-regional e transfronteiriça. Sei que a interpretação é tremendamente injusta para muitos dos meus amigos que têm lutado pela ideia da Euro-região. Mas realidades como esta temos de convir que manda a Euro-região às ortigas, a “bem” da transportadora nacional e dos viajantes galegos que encurtam distância com vários destinos europeus.

Sem comentários:

Enviar um comentário