quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

LIBERDADE DE CIRCULAÇÃO E CONVERGÊNCIA




(O estudo da distribuição do rendimento a nível mundial, isto é, analisada como se todos os indivíduos pertencessem a um único país, traz novas implicações e perspetivas para temas que os economistas se habituaram a não questionar. Branko Milanovic, um dos primeiros a estudar aprofundadamente esta perspetiva da desigualdade, mostra que há temas que devem ser revisitados…)

Ainda no post de ontem, invoquei parcialmente este tema, quando mostrei que há hoje uma fratura entre os beneficiários da melhoria da desigualdade a nível mundial (os que saem da pobreza absoluta nos menos desenvolvidos e as classes médias das economias emergentes) e os que sofrem com a sua deterioração nas economias maduras e avançadas. O tema é relevante pois sabemos que não existe nenhuma forma de governo mundial que possa dirimir esse conflito.

Mas a partir do momento em que pensamos a desigualdade a nível mundial, Milanovic mostra que há velhas questões da economia que merecem ser revisitadas. No seu último texto no seu blogue Globalinequality, Milanovic afronta provocatoriamente o tema da convergência entre países, que nos habituamos, talvez mais por inércia do que por qualquer outro motivo. A teoria da convergência sustenta que, tendo em conta as diferenças estruturais entre os países que explicam o máximo de produtividade a que os países podem aspirar, os países mais pobres tenderão a crescer a taxas mais elevadas, tendendo assim a convergir. Não vos vou maçar como é que termos práticos se apaga o efeito dos EUA poderem aspirar a um nível de produtividade que não tem qualquer comparação com o de uma economia africana. O que me interessa realçar é que se raciocina entre países, associando-os a um rendimento médio e é em função deste rendimento médio que se discute a convergência (ou a divergência).

Ora, essa forma de pensar oculta uma importante limitação. Na verdade, os habitantes do país pobre, designadamente os mais qualificados, podem não acreditar na teoria da convergência e explorar a liberdade de circulação, procurando em países mais ricos uma vida melhor. Se não houver um qualquer Trump ou outro marado qualquer que se oponha a tal liberdade de circulação, o deslocamento de pessoas qualificadas dos países pobres para os mais ricos afeta significativamente as hipóteses de convergência. Um efeito seguro, é o empobrecimento do país pobre, não sendo tão fácil identificar o que acontece à desigualdade no país de origem e no país de chegada. Mas que do ponto de vista mundial a desigualdade descerá disso não haverá dúvidas.

Um tema aparentemente inquestionável fica baralhado.

MIlanovic estende a provocação ao ponto de mostrar que o direito à liberdade de circulação poderia acabar com alguns países. Tenho sempre receio de invocar este tipo de sondagens, mas Milanovic cita resultados de sondagens GALLUP que mostram que alguns países poderiam perder cerca de 90% da sua população se a imigração não enfrentasse os obstáculos que hoje enfrenta.

O que suscita problemas filosóficos de grande transcendência.

Um deles é quase um corolário do princípio da liberdade de circulação em busca de uma vida melhor. Será que para preservar a existência de certos países teremos de condenar para sempre à pobreza uma grande maioria dos seus pobres residentes?

Sem comentários:

Enviar um comentário