sábado, 10 de dezembro de 2016

O QUE MUDOU NA GLOBALIZAÇÃO?




(Muita coisa mudou na globalização e não é um simples post que poderá dar conta dessas transformações, aliás já o temos eito parcelarmente em posts anteriores…)

O gráfico acima construído pelos professores asiáticos Danni Quah e Kishore Mahbubani no Project Syndicate, ambos de Singapura, mostra uma dessas grandes transformações. As economias emergentes combinadas evoluem aceleradamente para representarem o mesmo em termos do PIB dos países do G7. Quer isso significar que essas economias se lograrem ter uma estratégia concertada poderão orientar decisivamente os rumos da globalização.

E o que é surpreendente é que essa ascensão dos emergentes traz uma importante alteração à distribuição do rendimento a nível mundial, que vai no sentido da redução da desigualdade mundial. A saída da pobreza absoluta de muitas dessas populações e a ascensão de uma classe média nessas sociedades influencia marcadamente a repartição do rendimento a nível global, isto é, a aquela em que os indivíduos são ordenados segundo o seu rendimento independentemente do país a que pertencem. Ora essa melhoria da desigualdade a nível global coexiste com a degradação acentuada dessa repartição ao nível de cada uma das economias avançadas.

O populismo também passa por aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário