terça-feira, 3 de abril de 2018

DESCARBONIZAÇÃO RENOVÁVEL



(Um dado mensal, março, vale o que vale e não o devemos confundir com uma tendência e uma nova realidade estrutural. Mas o facto de, pela primeira vez, segundo a APREN e a ZERO, com base em dados da REN, a produção de renováveis ter sido superior ao consumo de energia pode ser mais do que uma evidência simbólica. Com resultados destes e o desemprego a descer abaixo dos 8% e a aproximar-se de um desemprego natural “à portuguesa”, o tiro ao arco da oposição exige uma maestria a toda a prova.)

Bem sei que a publicação dos dados da taxa de desemprego, com valores a caminhar para os 7% e com perspetivas de ainda baixar mais apaga qualquer efeito de outra medida positiva. Sei também que a política ambiental não é propriamente um mar de rosas na governação sobretudo do ponto de vista de alguma impunidade que assiste aos infratores da legislação ambiental, não sei ainda se por falta de consciência ambiental da justiça portuguesa se por limitações de legislação. Mas depois da chuva severa e copiosa ter praticamente tirado o território continental da ameaça de seca para este verão, sem qualquer dança da chuva ou prece aos deuses, a notícia de hoje de que o mês de Março revelou uma produção de renováveis superior ao consumo energético do mesmo período é também uma excelente notícia para a governação atual.

Creio que os portugueses não têm ainda uma perceção rigorosa dos custos da energia renovável e não é por sua culpa, mas antes de uma informação que deveria ser mais transparente e comunicada para além da tecnicidade que o problema apresenta. Mas, pelo menos, o cidadão normal saber que o esforço associado às renováveis e à sua subsidiação consegue produzir resultados que simbolicamente asseguram a sustentabilidade do consumo é já alguma coisa do ponto de vista do retorno dos apoios e do investimento público na matéria. Mesmo que descontemos os custos de privatizações feitas a martelo e com a corda do financiamento externo na garganta, sem qualquer quadro estratégico a orientar as mesmas, que surgiu depois, o simbolismo do resultado é apreciável. É também uma outra dimensão da descarbonização da economia, apontando a um outro paradigma de emissão de gases com efeito de estufa. Isto não significa que a pegada ecológica não deva ser calculada com mais rigor, incluindo as próprias renováveis. Mas é uma boa base de partida, sobretudo se os números de março revelarem algo de estrutural e não apenas determinado pela influência positiva dos fatores naturais, chuva e vento.

Por este andar e com resultados desta natureza, assistiremos cada vez a um histerismo desesperado da oposição, como por exemplo no caso da penalização diplomática à Rússia. O regime de Putin inspira-me temor mas a notícia da Sky News de que o laboratório britânico que analisa as origens do gás em questão não o conseguiu associar à origem russa vai ao encontro da minha máxima: com estas figuras da cena internacional de hoje, diplomacia com cautela e caldo de galinha é uma posição sensata. 

LInks da APREN (aqui) e da ZERO (aqui).

Sem comentários:

Enviar um comentário