segunda-feira, 30 de março de 2020

LA MUSICA NON SE FERMA



(Estamos todos mais sensíveis e confesso que me vieram as lágrimas aos olhos com a audição deste coro virtual do Va Pensiero do Nabuco de Verdi. A proximidade na distância, Verdi e a sua Itália e o poder da música, um bom alento para estes dias.)

A Itália toca-nos de todos os ângulos e perspetivas. Como gostaria de rever todas aquelas paragens das terras do Norte e seus lagos, a sofisticada Milão, as planícies imensas do vale do Pó, a sequência infindável das pequenas e médias cidades da Itália central (com as arcadas de Bolonha à cabeça), a Roma de Nanni Moretti, a desregrada e inclassificável Nápoles metáfora dos nossos tempos e a Sicília que me preparava para revisitar este verão, com a promessa de entrar na ópera de Palermo e saborear todos os aqueles anti-pasti com sabor a mar que os episódios do Comissário Montalbano e os escritos de Camilleri me sugerem.

Não imagino se a Itália será alguma vez a mesma pelo menos a Itália das nossas memórias.
Por isso agradeço o tweet do Carlos Vaz Marques a propósito do programa de Paulo Portas que não vi que me levou ao coro virtual do International Opera Choir (link aqui). A nossa sensibilidade está extremada e o Va Pensiero cantado e tocado nas circunstâncias de hoje comove qualquer um e a mim também.

Sem comentários:

Enviar um comentário