terça-feira, 24 de março de 2020

TESTEMUNHOS (1)

(Eduardo Estrada para o El País) 


(Achei que seria interessante organizar no blogue um arquivo pessoal de testemunhos interpretativos do período que vivemos, lidos ao acaso, desfiando o tempo deste isolamento. Não se trata de reunir elementos científicos para uma leitura mais objetiva e rigorosa dos acontecimentos. São interpretações distintas que me interessam, sobretudo aquelas que proporcionem leituras sobre a nossa visão do mundo e da convivência humana)

Começo com duas referências, apresentadas aqui com pequenos excertos.

A primeira é de Xosé Luís Barreiro Rivas, cronista da VOZ de GALICIA, um personagem singular da academia e da política galegas, percurso político heterodoxo tanto quanto baste, cultura política clássica e uma formação religiosa a toda a prova, adversário ferrenho da fragmentação política espanhola e não propriamente um apoiante confesso da solução política que governa a Espanha neste momento difícil:

Uma civilização com pés de barro

“(…) Desta situação – diz a jaculatória oficial – sairemos. E inclusivamente vamos construir – acrescento eu – outra “belle époque” que nos faça esquecer este pesadelo. Mas já sabemos que os vírus típicos deste tempo estão a começar a visitar-nos e que por mais arrogantes que nos assumamos continuamos à mercê dos vírus, do grande tremor de terra, da mudança climática ou do asteroide do qual não nos podemos desviar. Por isso temos medo. Porque construímos uma civilização admirável, mas fanfarrona, materialista e inculta. E o que estamos intuindo é que embora esta falha não nos vá arrasar nem a tecnologia, nem o sistema sanitário, vai por a descoberto a fanfarronice unidimensional que enfraqueceu a sociedade, deixando-nos, além do mais, sem horizontes alternativos.”(link aqui)

A segunda é assinada por um dos grandes intelectuais do nosso tempo (Jared Diamond, autor do célebre Armas, Germes e Aço) e o virologista Nathan Wolfe, publicada ontem no El País:

O comércio de animais selvagens e as pandemias

“(…) Aos ocidentais, isto parecerá evidente. Como é possível que o todo poderoso Governo chinês, capaz de confinar milhões de pessoas em poucos dias, não se empenhe em terminar, de imediato e de uma vez por todas, ao comércio de animais selvagens? Mas estes produtos, para algumas comunidades chinesas, não são uma mera coisa esquisita. Uma analogia apropriada seria, provavelmente, pensar o que poderia ocorrer se os cientistas descobrissem que a venda de queijo ou de vinho está a provocar epidemias. Como é que os franceses reagiriam se o mundo lhes pedisse que tais produtos fossem suprimidos? Para algumas populações chinesas, os animais selvagens constituem uma parte da sua cultura que é mais importante do que o queijo e o vinho representam para os franceses. Não obstante, pesem embora os obstáculos culturais, a China e os outros Governos de todo o mundo deveriam atuar com rapidez e decisão para acabar com esse comércio.” (link aqui)

Ambos os testemunhos nos remetem afinal para um ponto comum: a tecnologia, por mais evoluída ou sofisticada que se apresente, quando se posiciona de modo arrogante face à natureza no sentido mais amplo do termo tende a ser questionada e nem sempre das formais suaves. O que não significa que se nos desvinculemos do seu potencial. Ainda há pouco assisti a uma formação WEB da Microsoft sobre o enorme potencial da plataforma TEAMS para a organização do trabalho colaborativo.

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