domingo, 17 de fevereiro de 2013

MAIS UM ABRAÇO À CASA DA MÚSICA

 
Esplêndido fim de tarde, ontem na Sala Suggia da Casa da Música, com a Orquestra Sinfónica do Porto (dirigida por Christian Baldini) a interpretar músicas de filmes italianos no âmbito de um ciclo “Invicta.Música.Filmes” assim apresentado: “O cinema e a música sempre andaram de mãos dadas – nos melhores casos superlativamente bem dadas. E não sendo neste ciclo a Itália o tema central, não perdemos a oportunidade de evocar alguns momentos extraordinários desse casamento feliz, de que Visconti é talvez um dos mais justamente celebrados”.
 
O programa referenciou seis filmes, todos marcos da história da Sétima Arte, os cinco cineastas que os realizaram e os quatro compositores das respetivas bandas sonoras. Estivemos assim com, entre outros notáveis, os dois magos Visconti e Fellini e o seu preferido colaborador musical (o emblemático Nino Rota). Destaque ainda para a primeiro-violino convidada, a jovem vencedora do “Prémio Jovens Músicos” Ana Madalena Ribeiro, e para a qualidade da sua execução (muito em especial na suite do bailado “La Strada”).
 
A atmosfera da sala e dos corredores era bem mais cosmopolita do que elitista. O que também contribuiu para a minha sensação final de duas horas altamente reconfortantes!

Sem comentários:

Enviar um comentário