terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

RECESSÕES


Ainda a propósito de crescimento económico, no caso os últimos dados divulgados para a Zona Euro: mesmo dia, mesma hora, informação de dois canais televisivos diferentes (SIC e TVI). Acima complementada com indicações, também diversas e também prestadas em dois canais diferentes (TVI e RTP), sobre Portugal.

A explicação é simples, mas seria útil e relevante explicitá-la: na primeira situação, trata-se da taxa de crescimento do PIB em termos comparados com o trimestre anterior; na segunda, trata-se da taxa de crescimento do PIB em termos comparados com o mesmo trimestre do ano anterior.


Quanto ao demais, que é a substância das coisas, pouco haverá a comentar que não seja o registo confirmado da nossa vulnerabilidade em enquadramento crescentemente desfavorável. Que julgo surgir bem retratado no gráfico acima, onde o “Portugal laranja” se depara com envolventes próximas (Zona Euro, Alemanha e Espanha) pouco desanuviadas.


O Governo, esse, prossegue a sua corajosa moralização comunicacional e põe o “inefável Relvas” a comentar oficialmente no fim do Conselho de Ministros e a afirmar, olhos bem fechados como convém a quem sabe a música de cor, que o caminho para a recuperação da economia está a ser seguido…

Sem comentários:

Enviar um comentário