domingo, 10 de fevereiro de 2013

O PADRINHO

 
Este fim de semana ausentei-me um pouco deste espaço de partilha. Mas foi por uma boa causa. Com efeito, concretizei com um grupo de amigos um objetivo há muito equacionado: ver de seguida as três partes de “O Padrinho”, essa magistral criação de Francis Ford Coppola. Uma experiência que vivamente recomendo a quem possa dar-se ao luxo – já que o conjunto dos três filmes anda pelas nove horas de duração! – de praticamente colocar entre parêntesis um dia útil de vida…
 
O argumento de Mario Puzo, a interpretação de Marlon Brando no papel do patriarca Don Vito Corleone, os primórdios de Robert De Niro, Al Pacino e Diane Keaton, a música de Nino Rota, as imagens nova-iorquinas e sicilianas, o batizado de Michael (que curiosamente é o bebé Sofia Coppola) e tantas outras sequências inolvidáveis…
 
Não estarei longe da verdade se aqui arriscar a previsão de que não faltará muito para que esta trilogia venha a ser considerada a obra superlativa do Cinema no século XX. Depois de “Citizen Kane”, durante longo tempo, e de “Vertigo”, mais recentemente, chegará a vez de apontarem “The Godfather” – mesmo que continue a não fazer grande sentido essa escolha dita de “melhor de sempre”…

Sem comentários:

Enviar um comentário