sábado, 16 de fevereiro de 2013

SU SUERTE ESTÁ ECHADA …

(www.blogdehumor.com)


O artigo de Javier Pérez Royo no El País de hoje é bem ilustrativo do clima de descredibilização que atinge o executivo do PP em pleno exercício do poder, com todos os focos direcionados para o presidente do Governo Mariano Rajoy.
O caso Bárcenas já aqui analisado continua a pairar sobre a cabeça de Rajoy, pelo menos do ponto de vista da sua credibilidade política. O caderninho da contabilidade paralela de Bárcenas faz o seu caminho político, embora possa esfumar-se como elemento de prova para efeitos de criminalização dos factos envolvidos neste processo, já que o documento publicado pelo El País e entregue às autoridades é uma fotocópia do alegado caderno original. Mas o PP navega de enrascada em enrascada. Assim, ao contrário do inicialmente referido, surgem agora a público elementos que sugerem que afinal Bárcenas não foi na prática destituído do seu cargo de tesoureiro. Tudo indica que os pagamentos realizados pelo partido a Bárcenas em 2011 e 2012 correspondem a um salário normal e não a uma indemnização de fim de linha (que os espanhóis designam deliciosamente de “finiquito”) repartida por aqueles dois anos. Se nos recordarmos que Bárcenas foi imputado em 2009 por corrupção, quanto mais se mergulha no caso mais a posição do PP perde credibilidade.
Pérez Royo desmonta contundentemente a fragilização em que o executivo está mergulhado, precisamente numa altura em que a credibilização de quem toma decisões tem de estar acima de qualquer suspeita: “Ninguém pode governar, em democracia, quando a sua palavra perdeu todo o valor e quando, em vez de ir ao encontro dos cidadãos, tem de fugir deles”.
O argumento de que uma eventual resignação de Rajoy poria em causa todo o delicado processo de ajustamento da economia espanhola é uma completa falácia, sobretudo do ponto de vista dos custos que uma descredibilização desta magnitude representa para uma democracia cada vez mais fragilizada.
A estabilidade política tem limites, lá como cá.

Sem comentários:

Enviar um comentário