terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

O FASCÍNIO DO IOWA




(Confesso que, ao fim destes anos todos, continua a intrigar-me o simbolismo de Iowa no arranque das primárias para as nomeações de democratas e republicanos)

Creio que só um mergulho prolongado na realidade americana me levaria a compreender tão estranho simbolismo. As dúvidas e perguntas são tantas que vale mais a pena ler resultados e partir para outra. E a leitura dos resultados dá que pensar. Dos três candidatos republicanos melhor posicionados nos resultados de ontem vá o diabo que escolha: entre a realidade dos pregadores e igrejas rituais de Ted Cruz, o populismo autoritário de Trump e o reacionarismo primário das ideias económicas de Rubio a saudade é grande do velho partido republicano. Onde está esse espírito republicano?

Pelas bandas democratas não podia haver melhor tiro de partida. Em meu entender, a emergência de Bernie Sanders é claramente o reflexo da polarização da sociedade americana, suficientemente documentada neste blogue: desigualdade crescente, estagnação salarial e divergência relevante face ao crescimento da produtividade, estigmatização da condição social, aterragem da melhoria de qualificações, não sei que mais. Um presidente socialista nos EUA? E porque não? Hillary vai ter de porfiar e chamar a cavalaria pesada e sobretudo vai ter de definir-se melhor face aos fatores de polarização da sociedade americana.


Nos EUA há resultados analíticos de primárias que vale a pena ponderar bem. Hillary ganha na população com mais de 65 anos e Sanders entre os mais jovens. Onde é que eu já vi isto? Em matéria de honestidade e confiança, Sanders dá uma cabazada a Hillary, mas esta é considerada com mais probabilidades de ganhar. Esclarecedor, não?


Entre os republicanos, Cruz é considerado o mais conservador, Trump o mais verdadeiro (tal como é) e Rubio é o que é considerado com mais possibilidades de ganhar.

Apenas inteligência democrática dos votantes no Iowa, por mais conservadora e rural que seja a terra.

A corrida começou mas o sentido da polarização está lá, clarinho como água.

Sem comentários:

Enviar um comentário