domingo, 1 de janeiro de 2017

A FOTOGRAFIA





A revista Magazine do DN e do JN reproduz uma outra versão deste acontecimento-fotografia, mais sóbria e apelativa. O dia é o 19 de setembro de 2016. Com uma arranha-céus nova-iorquino em fundo e um zeloso oficial (creio que da Força Aérea) que transporta uma pasta, Jorge Sampaio, Marcelo Rebelo de Sousa e António Guterres caminham de braço dado a caminho da ONU. A fotografia que reproduzo acima é provavelmente respeitante a um momento posterior, em que a chuva obrigou à abertura dos chapéus-de-chuva.

Pode dizer-se que a união daqueles três homens de braço dado, que já se confrontaram politicamente em algumas ocasiões, não é uma imagem completa e refinada da unidade nacional. Não o será de facto. Mas para a minha veia e conceção de reformista, aquela caminhada representa o que eu chamo as margens de transformação possível do país, com a lucidez política de Jorge Sampaio, um dos raros políticos nacionais que conseguiu juntar o local ao nacional num projeto político inovador, com o humanismo e a dádiva pessoal de Guterres numa dimensão internacional que o país necessita e, finalmente, com o reformismo empático de Marcelo.

Não é seguramente a unidade do espaço do acordo parlamentar á esquerda que aquela caminhada representa. Mas é uma convergência em que me revejo e sobretudo um conjunto de personalidades que nos mantém vivo o ego português, se acaso isso existe.

Uma boa recordação de 2016.

Sem comentários:

Enviar um comentário