quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

OLHA O ROBÔ …

(Clicar para aumentar)


(Não se trata de recordar a azougada Lena d’Água também apreciada por via familiar pelos SLB, mas antes de apresentar evidência sobre o que representa a mais importante mudança tecnológica em curso com profundas consequências sobre o mercado de trabalho…)

Barry Rhitholtz, no The Big Picture, traz-nos informação relevante proveniente da Bloomberg sobre a densidade de robôs por 10.000 trabalhadores na indústria transformadora.

Como era de esperar, Portugal está uns furos abaixo dos indicadores europeus e mundiais, com a curiosidade de estarmos praticamente ao nível da China (45 contra 49 robôs por 10.000 trabalhadores na indústria transformadora.

A grande interrogação colocada pela robotização continua a ser a de saber se, finalmente e desta vez, os robôs são inimigos a abater pelos defensores do emprego. A história da tecnologia fez emergir muitos inimigos potenciais nessa matéria que as sequelas do desenvolvimento e da inovação anularam no longo prazo. Desta vez será diferente?

Não devemos, porém, esquecer que face aos desenvolvimentos tecnológicos do digital e das comunicações, será possível ainda nas nossas vidas termos numa economia madura alguém a controlar à distância robôs numa fábrica localizada numa economia emergente a milhares de quilómetros de distância.

Sem comentários:

Enviar um comentário