terça-feira, 10 de janeiro de 2017

DIVÓRCIO SEM CASAMENTO




(As movimentações em curso para a eleição do Presidente do Parlamento Europeu estão ao rubro, mas mais do que isso colocam a nu o deprimente estado da arte em termos de personalidades que valham a pena, também aqui a erosão das elites é gritante, caem como tordos)

Guy Verhofstadt é um liberal belga, grande defensor do federalismo europeu, que na miséria de figuras que se passeiam pela política europeia e pelo Parlamento Europeu merece atenção e respeito. Sabia-se que o político belga era apoiado pelo seu grupo político de Aliança de Liberais e Democratas para a candidatura à Presidência do Parlamento Europeu, que é uma boa oportunidade para se sentir a relação de forças europeias em pleno recrudescimento de populismos.

Ora, nestes últimos dias, aquilo que parecia um posicionamento normal do grupo de Verhofstadt (recorde-se que se chegou a falar de uma sua candidatura ao lugar hoje ocupado por Juncker), sofreu um abalo significativo, não por força de algo endógeno ao grupo dos Liberais e Democratas, mas antes pela aproximação ao grupo de uma outra força política. Imaginem quem. Beppe Grillo, líder do 5 Estrelas italiano, ameaçou romper o seu acordo com o UKIP de maneira a aproximar-se de Verhofstadt. Compreendem-se os problemas do 5 Estrelas para lograr alargar a sua base eleitoral em Itália, fechado no seu radical euroceticismo, mas uma aproximação entre Federalistas e Eurocéticos é algo de inimaginável. Sabe-se que a pretensão do liberal belga era emergir como alternativa ganhadora ao centro-direita europeu, ganhando o apoio do centro-esquerda. Esta pretensão terá falhado e é especulativo discutir-se se essa possibilidade foi penalizada pela aproximação do 5 Estrelas. O que é certo é que esteve eminente a rebelião interna no grupo dos Liberais e Democratas, incomodados com personagem tão estranha. Verhofstadt parte assim debilitado para a eleição de 17 de janeiro. Quanto ao 5 Estrelas antevejo um processo similar ao PODEMOS. Choques de egos e protagonismos emergirão criando roturas, zangas e outros percalços. Afinal, o radicalismo antissistémico também tem as suas primas donas e, mais tarde ou mais cedo, o purismo lá se vai.

Sem comentários:

Enviar um comentário