terça-feira, 31 de janeiro de 2017

DE MALES MENORES A UM MAL MAIOR?

(Aurélien Froment, “Aurel”, http://lemonde.fr)

Os preliminares das presidenciais francesas mostram-se tão verdadeiramente escaldantes quão movediços. Com a lei de Murphy a espreitar sorrateira e perigosamente. As últimas revelações foram o escândalo surgido em torno de Penelope, a mulher do principal favorito a contrariar a vitória da extrema-direita (François Fillon), e a vitória esquerdista e mais que seguramente impotente de Benoît Hamon nas primárias do PS.


(Eric Laplace – “Placide”, http://www.leplacide.com)

(Corinne Rey – “Coco”, https://charliehebdo.fr)

(Felix Moureau – “Felix”, https://charliehebdo.fr)

Mas a coisa pode pôr-se ainda pior se Fillon vier a ter de abdicar da sua candidatura e Juppé mantiver a sua teimosia de não aceitar ser repescado – e isso porque adivinhem só quem já vai afiando os dentes? Pois claro que ele próprio, esse político irrequieto e sem mínimos de escrúpulos que a França moderna entregará à posteridade sob a alcunha que literalmente honra de petit Nicolas.

(Pierre Kroll, http://www.lesoir.be)

Num quadro destes, não especialmente entusiasmante para não dizer alarmante, emerge uma única solução de recurso concebível para enfrentar o demónio (Marine Le Pen): o melão ainda por abrir que é o social-liberal Emmanuel Macron.


Sem comentários:

Enviar um comentário