domingo, 8 de maio de 2016

O ANO FUTEBOLÍSTICO DE CLUBES A TERMINAR EM BELEZA



(cartoons de Omar Momani, http://www.goal.com)



Esta semana o futebol europeu viveu em modo misto de conto de fadas e histórias da carochinha. Primeiro, foi o Leicester campeão de Inglaterra – assunto a que aqui volto em imagens de jornais e vinhetas justificadamente a reter –, depois foi o increíble Atlético de Madrid a afastar surpreendentemente o poderoso Bayern de Munique da final da Liga dos Campeões e, finalmente, foi o apuramento do Real Madrid (a expensas do Manchester City) para essa mesma final agendada para Milão, assim concretizando aquela que será uma repetição do duelo madrileno ocorrido há dois anos em Lisboa.

Acima, e a propósito da nova Cinderela do desporto britânico, mais alguns registos jornalísticos curiosos, a galeria dos quinze principais heróis improváveis (com destaque para as revelações premiadas como os melhores da Premier League, o médio argelino Riyad Mahrez pela Associação dos Futebolistas Profissionais e o goleador de origem nacional Jamie Vardy pela imprensa), um relato aos quadradinhos do essencial de uma época absolutamente inesquecível e várias curiosidades diferenciadoras do soccer naquelas paragens (onde 24 clubes já foram campeões e este ano conheceu the greatest underdog story ever told).

Abaixo, e sobre as meias-finais da Champions, também quatro apontamentos: o dos jornais espanhóis do dia em celebração dos colchoneros; os momentos decisivos de Munique (a defesa da grande penalidade por Jan Oblak, que também foi gigante em vários outros lances, e o golo de Griezmann a passe de Fernando Torres) e a reiterada confirmação do coletivo do Atlético (33% de posse de bola mas mais distância total corrida pelos seus jogadores); o de um jornal inglês (o City Baled Out) e outro catalão (declarando o seu apoio por um dia ao Atlético na final contra o Real – Cholistas pero solo por un día) de hoje; os vencedores passados à posteridade em cartoons (o espantoso treinador argentino Diego Simeone e os autores dos golos do Atlético, o francês Antoine Griezmann, e do Real, o galês Gareth Bale).

E se as meias da Liga Europa não se saldaram por outra final espanhola (o que seria claramente demais), teremos uma terceira presença consecutiva do Sevilha nessa final e também um assinalável regresso à ribalta do histórico Liverpool (nove anos depois!) sob a batuta do coach alemão Jürgen Klopp. Para terminar, e para além do nosso Arouca e do que advier do encerramento do nosso campeonato na Segunda Circular, só faltará que o campeão do país vizinho acabe por vir novamente da capital da Catalunha...




(Agustin Sciammarella, http://elpais.com e Omar Momani, http://www.goal.com)

1 comentário:

  1. Recientemente me preguntaron sobre mi aprecio por Jamie Vardy y por qué pensé que era el jugador más inteligente de la Premier League.

    1. Su disciplina y comprensión de cómo y por qué mantenerse en alto como central.

    ResponderEliminar