quarta-feira, 4 de maio de 2016

UM NOVO OLHAR SOBRE A DESIGUALDADE




(Finalmente foi publicada a última obra de Branko Milanovic, Global Inequality – a new approach for the age of globalization, e a leitura está a ser estimulante)

Branko Milanovic foi desde sempre o economista pioneiro na medida e na análise da desigualdade a nível mundial, ou seja o estudo da desigualdade entre os indivíduos independentemente do país a que pertencem, mas apenas ordenados pelo rendimento que auferem, devidamente trabalhado para permitir comparações internacionais. Ainda no Banco Mundial, MIlanovic foi traçando paulatinamente as bases quantitativas para a sua investigação e agora, no Luxemburg Income Study Centre, tem aprofundado o seu trabalho pioneiro.

O estudo da desigualdade a nível mundial é crucial para assegurar uma visão dos ganhadores e perdedores da globalização, assumindo por isso nos tempos que correm uma importância redobrada.

Por hoje, fica uma extensa citação do primeiro capítulo da obra, muito dirigido ao comportamento evolutivo dos chamados híper-ricos, definidos por Milanovic como os indivíduos que a preços em dólares de 1987 tinham ativos líquidos superiores a mil milhão de dólares, equivalente a dois mil milhões a preços em dólares de 2013.

Citando:

Entre 1987 e 2013, o PIB mundial em termos reais cresceu cerca de 2,25 vezes, o que é significativamente mais baixo do que o crescimento da riqueza real dos híper-ricos. Em consequência, a quota destes últimos em termos de PIB mundial mais do que duplicou, de cerca de 3% para 6%. Estes dados fornecem uma firme imagem do crescimento da plutocracia global: os seus níveis hierárquicos embora minúsculos cresceram cerca de 5 vezes e a sua riqueza total, medida em termos do PIB global, mais do que duplicou. Este crescimento, juntamente com a expansão da emergente classe média global, constitui o desenvolvimento mais significativo da era da globalização nos tardios anos 80 “.

Sem comentários:

Enviar um comentário