quarta-feira, 24 de julho de 2019

APONTAMENTOS DA PRÉ-ÉPOCA

(cartoons de Omar Momani, http://www.goal.com)

Após os ameaços de julho, feitos de amigáveis e torneios quase sempre desinteressantes, estamos à bica de uma nova época futebolística. De entre os muitos preliminares, e deixando o estranho caso de João Félix para a nossa multidão de comentadores desportivos, escolho referenciar quatro aspetos relevantes no contexto europeu: o abandono de Arjen Robben, o extremo holandês que ficou conhecido como the master of the cut inside from the left que passou por quatro emblemas (Groningen, PSV Eindhoven, Chelsea e Real Madrid) para acabar por se firmar durante uma década no Bayern de Munique; a contratação de Antoine Griezmann (ex-Atlético Madrid) pelo Barcelona, enquanto o pouco profissional Neymar tentava regressar à Catalunha sem lograr a devida anuência por parte do seu atual patrão francês (PSG); o desfazer da dupla de centrais que mais pontuou na época passada ao serviço do Ajax de Amesterdão (Frenkie de Jong vai acompanhar Messi no Barcelona e Matthijs de Ligt vai acompanhar Cristiano Ronaldo na Juventus); o título africano de seleções conquistado pela Argélia de Riyad Mahrez (jogador do Manchester City após ter sido campeão inglês pelo Leicester) numa final contra o Senegal de Sadio Mané e em terra do egípcio Mohamed Salah, estes dois campeões europeus pelo Liverpool.

À escala nacional, opto algo unilateralmente pelas últimas do meu FC Porto, a braços com uma gestão desportiva e do plantel com que nunca se confrontou a esta escala de complexidade no passado. A baliza permanece indefinida, entre uma possível contratação externa cara e sonante (o alemão Trapp é apenas o nome mais falado de muitos que andaram na baila) e a aposta numa jovem promessa chamada Diogo Costa que traz consigo reminiscências do Baía de outros tempos; a entrada de “miúdos” continua a ser testada, com o mais novo de todos (Fábio Silva) a marcar o tento que deu ao clube a “Copa Ibérica” disputada no Algarve e a dúvida instalada quanto ao mix que Sérgio Conceição acabará por decidir implementar; entretanto, o treinador alargou os seus poderes a todos os domínios (equipas profissionais, comunicação e contratações) num movimento que não deixa de poder ser encarado como suscetível de alguns perigos. Vem aí a apresentação da equipa, e mais alguns folclores, até que se jogue a determinante terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões contra os russos do Krasnodar, momento em que já conto poder marcar presença na bancada do “Dragão”.

1 comentário:

  1. Creo que estas precauciones de pretemporada son realmente íntimas. Mi club de fútbol favorito es el Barcelona y mi futbolista favorito es Griezmann. Le deseo al barcelona cada vez mejor en la nueva temporada. También espero que Griezmann pueda ganar más premios.

    ResponderEliminar