quinta-feira, 4 de julho de 2019

PAULO NUNES DE ALMEIDA



(Quis o destino que um dos meus últimos trabalhos profissionais tivesse a AEP e mais propriamente o CESAE como cliente, através de um estudo de reorganização funcional e programática daquele Centro de Formação que o Presidente da AEP conduziria, creio que com êxito, à negociação com a Secretaria de Estado do Emprego. Confirmei de novo a sensatez e elevação de uma personalidade nortenha, que muito nos honrava, cuja discrição era proporcional à sua profunda perceção das pontes institucionais que tinham de ser construídas e nunca abaladas.)

Repetidas vezes me cruzei com a presidência discreta mas motivadora de Paulo Nunes de Almeida à frente dos destinos da AEP, tendo assumido funções em situação interna difícil, cumprindo exigências de encurtamento de ambição da prestigiada associação empresarial num processo de ajustamento a que deu um enorme impulso. Nas várias sessões públicas em que participei a convite da AEP com a sua presença condutora dos trabalhos, encontrei sempre uma personalidade firme e não por isso menos empenhada na formação de consensos e de pontes entre diferentes posições.

Nos últimos tempos pressentia-se a doença mas não a quebra de empenho e entusiasmo na condução das diferentes frentes de afirmação da AEP. O Norte não tem ao seu serviço muitas destas personalidades e por isso o seu desaparecimento é uma perda para a qual não é fácil encontrar substitutos que rendam o alcance da sua presidência. Tantos outros confundem o protagonismo do ego com representações regionais desenvolvidas mais em função do seu interesse próprio do que no interesse efetivo da Região para um salto no seu nível de desenvolvimento e do nível de rendimento dos seus cidadãos.

Por isso, esta nota singela é uma pequena homenagem a uma maneira de estar na vida pública que aprecio e gostaria de ver multiplicada por outras instituições. Aos quadros e recursos humanos da AEP, representados no meu conhecimento pelo Dr. António Pego, endereço as minhas mais respeitosas e sinceras condolências, extensivas como é óbvio à família do Dr. Paulo Nunes de Almeida com a qual não tenho qualquer relacionamento.

Sem comentários:

Enviar um comentário