domingo, 14 de julho de 2019

JOÃO GILBERTO POR MUÑOZ MOLINA



(Há personalidades que nos tocam que, pela sua irrepetível sensibilidade, inibem as nossas palavras para registar o seu desaparecimento. Senti isso com a morte de João Gilberto, autor de um património musical que fica para memória futura e para mostrar a sensibilidade de que os homens, alguns homens, são capazes. As palavras de um escritor e cronista que muito aprecio, António Muñoz Molina, resolvem-me essa inibição.)

A música de João Gilberto despertava-nos sempre para o irredutível alcance da simplicidade, transformada em arte da sensibilidade. Nos últimos tempos da sua vida, as questões de ausência, isolamento e de conflito com o mundo e a sua família mais próxima sobrepuseram-se quilo que nos deveria guiar: louvar os deuses para simplicidade e sensibilidade dos seus acordes.

Hesitei bastante estes dias em registar neste blogue a sua morte, já que me faltava pena para estar à altura da personalidade.

No Babélia de ontem, lido hoje, pois os mistérios da distribuição só conseguem colocar o El País em Braga e em Caminha no dia seguinte, vá lá saber-se por que razão, a crónica Ida y Vuelta de António Muñoz Molina (link aqui) resolve-me o problema. É uma crónica toda ela à altura da enorme sensibilidade de João Gilberto, que o escritor espanhol considera o artista de aspeto “ de funcionário digno, cumpridor e reservado”.

Limito-me, por isso, a citar o seu último parágrafo com a curiosidade de Molina se referir a um artigo de Nuno Pacheco no Público do qual também gostei bastante:

No diário Público de Lisboa, Nuno Pacheco escreve que João Gilberto encontrou ‘um caminho do qual só ele sabia o segredo’. É um caminho interior que ele seguia como Lester Young e Billie Holiday, à vista do público, na inevitável exposição dos concertos. Mas, mesmo que tocasse diante de milhares de pessoas, João Gilberto fazia-o como se estivesse só, numa cadeira pequena e não muito cómoda, atento à sua própria voz e aos sons da sua guitarra, como se continuasse fechado no quarto de banho da sua irmã, como se tocasse e cantasse tão baixo para poder escutar-se a si próprio, não por egolatria, mas apenas para controlar exatamente a pureza e a integridade da sua arte. Por vontade pessoal, por convicção estética, um músico como João Gilberto não eleva a voz para a impor aos outros nem sobe o volume para competir com o ruído ambiental e com a surdez. O que tem para dizer tem de ser dito em voz baixa, cabendo-nos a nós o máximo esforço para o alcançar. O esforço de cada um combina-se com o de todos os demais para criar um grande silêncio propício, que converte em espaço íntimo o sótão de um clube ou a concavidade imensa de um grande auditório. A procura, o oferecimento de João Gilberto são como o do poeta ou o romancista ao leitor: “A única coisa que te peço é toda a tua atenção”.

Talvez não lhe tenhamos o silêncio que a sensibilidade de João Gilberto merecia. Daí o seu isolamento final.

Sem comentários:

Enviar um comentário