quarta-feira, 10 de julho de 2019

DAVID REMNICK ENTREVISTA ALEXANDRIA OCASIO-CORTEZ



(A jovem política democrata eleita numa disputadíssima corrida eleitoral para o Congresso americano há cerca de um ano tem constituído uma imagem de esperança sobretudo do ponto de vista da clarificação necessária do Partido Democrata se quer ter veleidades de travar a reeleição de Trump. Assumindo-se como socialista democrata e não apenas como liberal, Alexandria Ocasio-Cortez não tem dado tréguas aos republicanos e aos media que são um prolongamento de Trump. A entrevista que o grande David Remnick realiza á jovem congressista americana é uma peça política de rara importância e atualidade que não podia escapar a este espaço de reflexão e crítica.)

Nas condições de polarização em que Trump está a mergulhar a América, estou convencido que candidaturas equívocas ou inconsistentes como a que Joe Biden representa colocam os Democratas na defensiva. A consequência mais provável é o mundo e sobretudo os americanos mais desprotegidos levaram com mais um mandato de Trump no lombo. É tempo de falar claro e sem rodeios, não ter medo de assumir as questões que estão a fraturar a sociedade americana: a desestruturada política económica da “América first” que está a infligir a uma grande parte da sociedade americana largos prejuízos e perdas de bem-estar material; as desigualdades gritantes que se instalaram na sociedade americana, agravadas com a descida de impostos promovida por Trump, a qual depois do fogacho de efeitos no curto prazo está a beneficiar os estratos de rendimento do topo da pirâmide social americana; o desastre que representa a desmontagem do Obama care em matéria de saúde e de proteção dos mais fracos; a necessidade de uma educação para todos na sociedade americana.

A entrevista de Remnick a Alexandria Ocasio-Cortez (link aqui) é uma peça que honra a qualidade da New Yorker, realizada a propósito da viagem da congressista e de alguns colegas seus às zonas de fronteira em que os desmandos de Trump têm colocado imigrantes barrados em condições desumanas de detenção.

A clareza de Ocasio-Cortez honra o rejuvenescimento político dos democratas:

“Não sabemos como falar dos nossos próprios assuntos em termos convincentes, pelo que caímos a todo o tempo nos esquemas Republicanos. E estamos demasiadas vezes na defensiva, demasiadas vezes com medo dos nossos próprios valores e de lutar por eles. E sinto que nos afastamos demasiado das nossas convicções. E uma das coisas que quero fazer é manter uma linha de referência inequívoca, e redefinir os nossos valores e relembrar às pessoas que o que precisamos agora de fazer bem é regressar a casa como um partido. Não penso que devamos ter medo de ser o partido de Franklin D. Roosevelt. Não devemos ter medo de ser o partido da classe trabalhadora. E penso que em alguma medida começamos a ter medo de assumir essas coisas.
(…) Não temos de ter medo de assumir uma mensagem clara. Ou seja acreditamos na dignidade humana de todas as pessoas. Acreditamos que os cuidados de saúde devem ser um direito. Acreditamos que todas as pessoas devem auferir um salário decente e que permita viver. Acreditamos que, à medida que a nossa economia evolua, é tempo de expandir a educação para além dos 12 anos, e depois dos 16 anos e depois até ao ensino superior ou ao ensino vocacional. E o que chamámos de agendas fortes ou que os Republicanos chamam socialistas sempre foram chamadas socialistas.”

Os democratas precisam de clareza e firmeza de ideias. Se para além da clareza elas forem preferidas por gente com empatia, então a fragmentada corrida dos democratas à escolha de um candidato pode ser mais simples do que o que parece ser possível hoje

Sem comentários:

Enviar um comentário