domingo, 21 de setembro de 2014

CIÊNCIA E GASTRONOMIA

(Conferência performance dos chefes do Vasco Mugaritz no MIT Boston-Massuchessets)


A gastronomia está no topo da euforia dos media e televisão em particular, a cultura da criatividade culinária está ao rubro e dissemina-se por todo o mundo e tudo isto me causa uma enorme inveja, pois circunstâncias da vida afastaram-me do tema e sou hoje um gastrónomo-excluído, condenado a saborear a criatividade dos outros.
Um artigo do El País de ontem, assinado a partir de Boston por Javier Barbuzano, dava-me conta do êxito avassalador que constituiu a conferência-performance de três chefes do célebre restaurante basco VASCO MUGARITZ no MIT de Boston-Massachussets, perante estudantes, engenheiros e cientistas.
Para além da sua dimensão meramente lúdica e sensorial, a conferência-performance dos chefes do Mugaritz tem uma enorme relevância pois vem ao encontro do que penso estar a acontecer perante os nossos olhos e que se prende com as relações cada vez mais potenciadoras de variedade relacionada entre a gastronomia criativa e a investigação científica. Esta dimensão de variedade relacionada constitui uma oportunidade estrutural para levar o sistema de investigação científica a territórios em que o património natural, cultural e ambiental constituem os ativos de desenvolvimento que muitos territórios podem mobilizar para construir o seu futuro. Domínios como a microbiologia, a biotecnologia, a estrutura dos materiais, a química alimentar e toda as ciências da vida podem constituir recursos para a criatividade gastronómica e animar assim sistemas regionais de inovação de regiões como, por exemplo, o Alentejo.
Mesmo a matar para amanhã discutir com eleitos locais alentejanos.

Sem comentários:

Enviar um comentário