sábado, 13 de setembro de 2014

A REINDUSTRIALIZAÇÃO DE SEGURO NÃO É SEGURO QUE ACONTEÇA



Uma das palavras que António José Seguro tem papagueado com aquele ar de quem tem tudo sob controle, qual iluminado para a governação futura, é a reindustrialização do país. É curioso que Seguro tende a invocar essa descoberta em resposta aos apelos ao crescimento que António Costa tem, com pouca clareza, realizado.
Não sei que grupo de iluminados estará na origem desta ideia que tanto deixa Seguro orgulhoso. Mas a forma algo superficial com que a ideia é apresentada, conduzindo à formação de expectativas inconsistentes, justifica que sobre ela se elabore uma crítica abrangente para tentar colocar alguma ordem neste debate potencialmente emergente para as próximas legislativas.
Em primeiro lugar, historicamente, convém relembrar que têm falhado em Portugal os racionais estratégicos para uma industrialização mais sustentada do país. É conhecido o falhanço total que constituiu a tentativa de construir em torno das indústrias de base (que o projeto de Sines nas suas primeiras modalidades visava intensificar) um racional de industrialização para Portugal. Desde essa época temos assistido a uma forte instabilidade de procura de fatores de sustentação, que já saltaram do apelo aos recursos naturais para a rejeição dos chamados setores tradicionais, passando pela miragem do “high-tech” transversal, numa profunda instabilidade de orientações estratégicas. Foi necessário o relatório Porter e a projeção do seu mentor para colocar a inteligência nacional em sentido, sobretudo a que gira mais intensamente em torno da corte, e fazer o país compreender que o essencial era aprofundar o que sabemos produzir e vender bem em mercado internacional. A elite da corte foi obrigada a engolir que falar de setores tradicionais já era, não digeriu totalmente a renúncia ao “high-tech” total e manteve sempre uma grande desconfiança em relação a essa linha.
Depois, a globalização e as próprias regras do mercado interno europeu vieram colocar em evidência a natureza fortemente limitada das opções de industrialização de um país como Portugal, sobretudo quando essas opções aspiram a construir a partir do zero, isto é, com novas atividades, o perfil de especialização. Não pode ignorar-se que há atividades emergentes na economia portuguesa (indústria de bens de equipamento, material de transporte, eletrónica, química), mas daí a considerar que essas emergências (largamente potenciadas pelos Fundos Estruturais e apoios ao investimento privado) configuram um novo racional de industrialização é pura ingenuidade. É isso que explica a permanente dissonância entre o que podemos ouvir nos podcasts da TSF com reportagens sobre empresas inovadoras e a realidade das estatísticas da indústria transformadora.
Em terceiro lugar, para poder falar-se de reindustrialização, tem de ocorrer primeiro a chamada desindustrialização. A este respeito deve lembrar-se que o processo observado em Portugal é bem menos gravoso do que o que se observou noutros países europeus, como por exemplo a Itália. Uma via de desindustrialização é imposta pela própria globalização e pela destruição de atividades e empregos em empresas que não suportaram as novas condições de competitividade. Em qualquer processo de mudança estrutural, essa forma de desindustrialização existe sempre. O problema está na sua duração e em saber se essa mudança estrutural traz novas atividades que possam considerar-se industriais. Nem sempre isso acontece. Uma segunda e importante via de desindustrialização ocorreu em Portugal por via do efeito perverso da transferência de recursos para o setor dos serviços e não transacionável (setor imobiliário e financeiro), cujas taxas de rendibilidade não sustentadas tenderam a retirar capital da indústria (transacionável), atraído pelas elevadas taxas de lucro dos não transacionáveis. Mesmo que os próprios não o queiram assumir, o governo de Sócrates ficará irremediavelmente ligado a esse fenómeno.
Por mais que custe à elite da corte, os primeiros sinais evidentes e bem sucedidos de luta contra a corrente da desindustrialização começaram nas atividades pejorativamente designadas por essa elite de tradicionais. O calçado liderou esse processo, mas também na têxtil-vestuário, no agro-alimentar e na metalo-mecânica. Mas os resultados alcançados não serão nunca suficientes para repor as quotas de emprego e de produto desses setores.
Acontecem ainda dois factos mais recentes que deveriam fazer AJS moderar as suas expectativas de reindustrialização. Primeiro, o setor público empresarial está hoje reduzido à sua ínfima expressão em termos de atividades que possam alavancar por via pública o investimento empresarial privado. As privatizações foram um golpe de morte nessa pretensão. Mesmo a alavanca PT para as TIC gorou-se por completo com a inverosímil transformação da empresa em empresa global, comida que foi essa possibilidade pela negociação com a Oi. O filão das renováveis alavancado por uma EDP mais interveniente parece irremediavelmente preso na questão das rendas da energia. Segundo, a alavancagem por via do investimento direto estrangeiro (IDE) está também anémica. Talvez a via dos serviços intensivos em conhecimento possa ter aqui algum impulso.
Por fim, as opções do país não podem ignorar, não como solução global mas como um dos vetores do perfil de especialização do país, a fileira turismo-saúde com grande potencial de desenvolvimento em Portugal atendendo às amenidades territoriais, ambientais e climáticas e os recursos humanos avançados na área da saúde. Não se trata propriamente neste caso de reindustrializar, mas de serviços intensivos em conhecimento.
Tenho acompanhado os trabalhos da Confederação do Comércio e Serviços e estes têm mostrado que a percentagem dos serviços transacionáveis nas exportações portuguesas não para de aumentar e não é de reindustrialização que se trata.
Assim sendo, não perdendo de vista esta última possibilidade, o combate à desindustrialização precoce tem em Portugal uma aposta central que exige vontade política consistente e determinada, o sistema de PME que se distribuem de uma forma extremamente clusterizada pelo país. Aí está a chance de evitar a precocidade do desaparecimento das atmosferas industriais. Esses complexos de PME veriam com forte agrado um reforço do IDE capaz de alavancar os seus serviços. Mas para isso as regras da concorrência na atração não são leves.

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