quinta-feira, 25 de setembro de 2014

A CIÊNCIA SOMBRIA

(Thomas Carlyle)

The Dismal Science é uma expressão que tem sido agitada para caracterizar o estado lastimoso da ciência económica quando ela continua a ser ensinada no período posterior a 2007-2008 como se nada tivesse acontecido. A origem da expressão situa-se no ensaísta, filósofo e historiador Thomas Carlyle no século XIX e envolve uma interpretação que está longe de ser pacífica. Na prática, Carlyle não encontrava justificação na ciência económica para a escravatura ( "Occasional Discourse on the Negro Question", 1849) e isso justificava a designação (link aqui).

O estado sombrio da disciplina é hoje ainda mais lastimável quando, além da inércia no ensino, continua a ser utilizada como referencial e suporte da política económica que regula o mundo.
O Financial Times (links aqui e aqui)tem vindo a dar publicidade ao movimento que, envolvendo estudantes de algumas Faculdades de Economia e economistas como Stiglitz e Andy Haldane (economista-chefe do Banco de Inglaterra), recebeu o apoio do Institute for New Economic Thinking, patrocinado por George Soros. A procura de um curriculum alternativo não é tarefa fácil e talvez mais do que um curriculum seja necessário assegurar um clima de pluralidade e sobretudo o confronto permanente com as evidências, desafiando permanentemente o seu poder explicativo.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário