domingo, 14 de setembro de 2014

AQUI HÁ RATO … OU RAPOSA



À medida que vou sendo surpreendido com as cenas dos próximos capítulos do caso BES, mais vou ficando convencido que mais valia não escrever sobre um caso sobre o qual uma perspetiva distanciada como a minha corre sempre o risco de se desdizer de artigo para artigo. Mas o caso BES integra o universo do capitalismo de compadrio que se instalou em Portugal na sequência da internalização da revolução democrática e recomposição do tecido empresarial e financeiro e esse é um traço característico das nossas análises neste blogue.
A demissão de Vítor Bento, João Moreira Rato e José Honório é mais uma manifestação de que há coisas para contar que não foram contadas e que o “não me comprometas” do Governo está hoje totalmente desacreditado.
Alguém me alertou para a incompreensível presença na escolha da nova administração do BES-Novo Banco, não esta que foi hoje tornada pública, mas a inicial posterior ao afastamento de Ricardo Salgado, de um nome, João Moreira Rato, que estava umbilicalmente ligado à gestão da dívida pública e que por essa via deveria ter mantido com o BES uma forte ligação. Face à desinformação que grassa, é natural especular-se sobre as razões da cooptação desse nome e das origens dessa cooptação. Pelo menos em confronto com os nomes hoje apresentados, que apresentam uma conotação mais declaradamente bancária do que os da primeira escolha, a cooptação de Bento, Rato e Honório não pode deixar de ser melhor escrutinada para que o puzzle comece a ter alguma expressão.
Não ficaremos por aqui porque a realidade encarregar-se-á de nos brindar com novas peças para esse puzzle em construção.

Sem comentários:

Enviar um comentário