quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

MÉTODOS POUCO CANÓNICOS DE RECRUTAMENTO



A nomeação da nova Administração das Águas de Portugal é controversa e já muito foi escrito sobre o significado político da mesma. Mais do mesmo e algo a que estamos habituados de outros governos. Mas o que poucos assinalaram é a particularidade do método de recrutamento do seu novo Presidente, o ainda Presidente da Câmara Municipal do Fundão.
Ao que parece terão sido valorizadas as capacidades do autarca em bater o pé e em entrar em litígio jurídico aberto com a entidade a que vai presidir, incluindo a recusa em pagar algumas faturas consideradas indevidas e pelos vistos também colocar em tribunal o próprio Estado. Com a ajuda do Jornal do Fundão, foi possível obter a informação de que o litígio em curso envolve o autarca e a empresa que gere o sistema municipal de abastecimento (Águas do Zêzere e do Côa, Grupo Águas de Portugal) em que a CM do Fundão está inserida. O litígio respeita a um desacordo respeitante a valores cobrados e abrange outras Câmaras Municipais. Manuel Frexes foi administrador não executivo das Águas do Zêzere e do Côa, tendo pedido a renúncia do cargo por discordar da política tarifária da empresa para com os Municípios. O pedido de nulidade de constituição do sistema foi rejeitado pelo Supremo Tribunal Administrativo e estará em curso uma outra ação em sede de tribunal arbitral. Estará em causa a reavaliação do património entregue pelo município e as infraestruturas que estiveram na base da integração do município no sistema.
Podendo haver razões ponderosas a justificar a acção litigiosa movida contra as Águas de Portugal, que não domino, o recrutamento é pelo menos sui generis e pode inaugurar um novo paradigma nessa área. Sejam firmes, contestem e levem a tribunal as empresas sobre as quais recaem as vossas aspirações de emprego que aumentará a probabilidade de recrutamento. Mas, atenção, não esqueçam a vossa filiação partidária.

Sem comentários:

Enviar um comentário