segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

VÊM OS PONTOS NOS IIS?


Jornal de Notícias de hoje, página 16, título “Porto faz-de-conta em revista global”, assinatura P.O.S., reprodução integral:


“Para a revista “Monocle”, a fotografia de Rui Rio tem o tamanho de uma moeda de dois cêntimos. Já a cidade do Porto é mostrada com uma imagem de Vila Nova de Gaia. Na mais recente edição deste magazine internacional sediado em Londres, que se propõe ser mostra de assuntos globais, negócios, cultura e design, Rio, que responde a quatro perguntas, é o homem que levou o Porto das trevas à pujança em tempo de crise.
Syma Tariq – jornalista freelancer que tem escrito coisas sobre Portugal, a avaliar por uma busca na Internet – apresenta Rui Rio como o grande impulsionador do metro do Porto ou o homem cujos mandatos representam o período em que, com financiamento da União Europeia, a cidade se renovou e o optimismo cresceu.
Enfim, um mundo de faz-de-conta alheio ao despovoamento crescente, à fuga de empresas para a capital, ao desemprego… Antes de Rio, lê-se nesse canto de página, o Porto era uma cidade com pobres infra-estruturas, criminalidade ligada à droga e marasmo económico crónico.
Não obstante, é mais um sinal de que o mundo está especialmente atento ao Porto.”

Considerando o rigor germânico que se diz caracterizar o edil do Porto (acima caricaturado em http://ruvasa2a.blogspot.com), ficam-se a aguardar os desmentidos ou correções a esta historieta mal contada. Mais não fora porque nem o Porto é Gaia (credo!) nem o seu presidente de Câmara quererá correr o risco de ser responsabilizado pela dívida acumulada pela Metro do Porto – mesmo que a contrapartida seja a de o coroarem como o príncipe que emergiu das trevas…

Sem comentários:

Enviar um comentário