domingo, 8 de janeiro de 2012

NOVOS ELEMENTOS SOBRE A ROTA PARA A DESIGUALDADE


O Equality Trust é um movimento de opinião baseado na disseminação de evidências pertinentes, focado na redução da desigualdade no Reino Unido, uma das economias ocidentais em que o fenómeno tem vindo a intensificar-se com maior nitidez. O movimento promove, acolhe e divulga investigação diversificada sobre o tema, permitindo uma boa leitura comparativa com outros padrões de desigualdade na União Europeia, incluindo a já aqui mencionada rota para a desigualdade.
O gráfico que hoje trazemos relaciona os níveis de desigualdade observados nos países (medidos no eixo dos XX) e um índice composto de problemas sociais (medido no eixo dos YY). O índice sintetiza algumas das dimensões que modernamente são associados a uma menos conseguida performance social: esperança de vida à nascença; instrução; mortalidade infantil; taxa de homicídios; população em regime prisional; nascimentos precoces; obesidade; doenças mentais; mobilidade social. Como qualquer índice composto, também este estará sujeito às críticas mais comuns: porquê estes e não outros indicadores? Que pesos atribuir a cada um deles? Que grau de reconhecimento social tem o indicador? E outras.




Mas a relação obtida é segura e convincente. A “americanização” da sociedade portuguesa emerge como uma evidência. Aproximamos o nosso padrão do modelo americano em termos de desigualdade e incidência dos problemas sociais, sem partilhar outros aspetos da sociedade americana que poderia ser relevantes para a situação atual, particularmente o empreendedorismo. Como mostraremos em futuro post, essa evolução constitui hoje uma tendência que tem vindo a consolidar-se depois de meados dos anos 80.
Não resisto, por fim, a propor a visão de um vídeo concebido pelo Equality Trust sobre a desigualdade a nível mundial, apresentado como se um boletim meteorológico se tratasse. Chama-se “Hello, and welcome to today's Inequality Report...”(http://www.youtube.com/watch?v=0ZziXDqIb5M&feature=player_embedded

Sem comentários:

Enviar um comentário