domingo, 29 de janeiro de 2012

TRANSCENDÊNCIAS


Ao contrário dos chamados desportos coletivos, como o futebol que aqui foi falado na semana passada, há competições em que tudo parece resultar do talento e da capacidade física de um indivíduo. De entre os casos internacionalmente mais populares, recordo as 8 medalhas de ouro de Michael Phelps nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 (suplantando as 7 de Mark Spitz em Munique 1972) ou o record mundial de 9,58 segundos estabelecido para os 100 metros planos pelo jamaicano Usain Bolt em 2009 (destronando os míticos 9,95 de Jim Hines em 1968 e 9,86 de Carl Lewis em 1991).

Também o ténis parece apontar neste mesmo sentido. E refiro-o porque assisti hoje, na “Eurosport”, a mais um momento histórico comparável aos acima citados: dois homens frente-a-frente num court de Melbourne, após duas semanas de disputas intensas, jogam uma final de 5h 53m, a mais longa de todos os tempos de um torneio do Grand Slam (ultrapassando as 4h 54m da final do US Open de 1988 em que o sueco Mats Wilander derrotara Ivan Lendl). O sérvio Novak Djokovic venceu o espanhol Rafael Nadal por 3-2, mas ambos (acima retratados por Junior Lopes em
http://www.toonpool.com/cartoons) repartiram entre si o protagonismo de um feito que qualquer deles sublinhou só ser viável pela conjunção de uma multiplicidade de razões, da organização ao público, do treinador aos fisioterapeutas, dos próximos à namorada. Afinal, as competências individuais como expressão de coletivos que as enquadram e fazem transcender…

Sem comentários:

Enviar um comentário