quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

NOTÍCIAS DAS AMÉRICAS (3)

A minha última passagem pela Argentina (Dezembro de 2006) coincidira com um facto relevante e para o qual estaremos hoje, em face dos medos suscitados pela crise do euro e pelo resgate português, bem mais alertados: a decisão final da “Corte Suprema de Justicia” quanto a uma das principais sequelas da crise de 2001, a passagem do “corralito” (congelamento compulsivo dos depósitos em bancos) ao polémico “corralón” (reprogramação dos depósitos a prazo fixo, impedindo milhares de pessoas de disporem das suas poupanças).

Foi então declarada constitucional a “pesificação” de 2002, o que pôs termo a 300 mil “amparos” e 60 mil processos judiciais de aforradores e permitiu definir um critério “pragmático” para a reintegração dos dólares então confiscados: 3,08 pesos por cada dólar, após ajustamento para 1,40 mais um coeficiente de estabilização de referência acrescido de um juro de 4% anual). Os comentários dividiram-se quanto a essa resolução legal:
· que não remedeia “a enorme quantidade de episódios traumáticos, situações de desespero, necessidades desatendidas e ilusões frustradas” daqueles cinco anos;
· que em nenhum outro momento se teria feito convergir “cirurgicamente” o poder aquisitivo passado e presente dos dólares detidos;
· que ficou evidente a iniquidade histórica do subsídio objectivamente concedido pelos aforristas aos particulares e empresas endividados em dólares;
· que este foi um “final feliz” para um problema que rondou o dramatismo.

Cristina vista pelo caricaturista Huadi
(“La Nación”, 2011)
À época, e na dimensão política, o presidente Néstor Kirchner – convertido em reincarnação da “inesgotável capacidade reprodutiva do peronismo”, após vencer o candidato oficial Carlos Menem – vivia calmamente favorecido pela popularidade granjeada pelo crescimento económico e sucediam-se as especulações sobre se as eleições de Maio de 2007 iriam passar por uma reapresentação de Kirchner ou, preferindo ele guardar-se para futuro, pelo patrocínio de uma substituição pela sua “señora”, a senadora Cristina. Venceu esta segunda hipótese, Cristina foi eleita e já fez o correspondente primeiro mandato, Néstor faleceu subitamente em 2010 e a “Presidenta” voltou a vencer, confortavelmente, em Outubro de 2011. Cheguei desta vez a tempo de “respirar” a sua posse, marcada por alguns exageros e até despropósitos, como os do dia musical promovido em torno da “Plaza de Mayo” (sob a batuta mobilizadora do privilegiado agrupamento jovem “La Cámpora” e ao som de “Oh, yo no soy gorila / Soy soldado / De Cristina”!), da inserção de uma comovida alusão a Néstor na fórmula protocolar de juramento (“Si asi no lo hiciera, que Dios, la Patria y él me lo demanden”!) ou do protagonismo concedido aos filhos Máximo (que começa a ser encarado como o continuador da “dinastia” em 2015!) e Florencia (chamada a substituir uma qualquer autoridade da República na imposição da banda presidencial!).
Voltando ao plano económico: nos dez anos seguintes à sua pior crise de sempre, a Argentina acumulou um crescimento do PIB próximo de 80% e pôde recuperar o emprego e reduzir para metade os níveis de empobrecimento que atingira. Virtude das administrações K (Kirchner), como Cristina sustentou no seu discurso (“o período de crescimento mais alto do país nos seus 200 anos de história”), ou algo mais? Ao que se apura em contacto com especialistas locais, fruto essencial de condições favoráveis de enquadramento externo (alguém sintetizava que “temos vivido das exportações de soja para dar de comer aos chineses” e a isso acrescentava a recente fase de alta preços dos produtos primários) e de uma estratégia politicamente orientada para um eficaz aproveitamento das mesmas (incremento da despesa pública, extensos apoios sociais e subsídios, fomento do consumo interno, controlo de preços e de importações, limites à venda de dólares, apoios à reindustrialização…). Um modelo que começa a dar sinais de esgotamento e para o qual o pessimismo existente quanto à situação económica mundial não permite augurar grandes perspectivas de continuidade.

Ademais, não devemos esquecer, como recordava aquele analista, que “somos um país em default”. Com efeito, a Argentina permanece fora dos circuitos financeiros internacionais, estando designadamente em aberto um acordo com o Clube de Paris sobre 8900 milhões de dólares e não obstante ter sido renegociada mais de 90% da dívida e estarem a utilizar-se reservas do Banco Central para o respectivo pagamento (previstos 13300 milhões para 2012).

É considerando tudo isto que emerge deste “vice-gigante” uma certa sensação de desilusão, de potencial por concretizar, de adiamento. Para quando um definitivo fecho de contas entre o “peronismo” e a sua história? Até quando imperará o que um professor universitário (Enrique Szewach) define como “riscos de uma economia a curto prazo” e designa por “trampa populista”? Será quando a oportunidade de a sociedade argentina redireccionar a sua reconhecida criatividade? Ou haverá mesmo algo de genético nesse persistente fascínio pelos mitos que um escritor (Marcelo Cohen) caracterizou como “relação enferma com a paixão” e recusa do “perigoso excesso da razão”?

Sem comentários:

Enviar um comentário