terça-feira, 3 de janeiro de 2012

REGIÃO NORTE: DOIS GRÁFICOS


Retomando o tema do penúltimo post sobre a Região Norte, trabalhei alguma informação trimestral disponível em sucessivas edições do Norte Conjuntura – CCDRN. Dois gráficos permitem estabelecer um confronto entre duas dimensões da mudança estrutural que em meu entender está em curso na Região. O período considerado foi 2009-2011 (3º trimestre).
O primeiro gráfico descreve a evolução (taxas de variação homóloga) do emprego da indústria transformadora e das exportações regionais. Sinaliza o que estará a observar-se no setor dos transacionáveis.

(clique na imagem para obter uma melhor perspetiva do gráfico)

O segundo gráfico descreve a evolução (taxas de variação homóloga) das licenças e do emprego na construção, simbolizando o que estará a passar-se no domínio dos não transacionáveis.
(clique na imagem para obter uma melhor perspetiva do gráfico)


O confronto pode ser resumido em duas afirmações:
  • As exportações recuperam e o emprego na indústria transformadora parece começar a crescer, sustentadamente (?);
  • A evolução da construção expressa a penosa agonia dos não transacionáveis.
Duas leituras podem ser alimentadas a partir destes sinais: (i) a terapia da austeridade vai matar qualquer mudança estrutural que esteja ainda oculta nestes dados; (ii) a resiliência existe e a mudança estrutural vai acabar por manifestar-se.
Precisaremos de mais tempo e indicadores mais robustos para testar estas duas leituras, embora me incline para a segunda, por mais penosa que ela seja.

Sem comentários:

Enviar um comentário