segunda-feira, 10 de junho de 2013

O TAMBÉM MEA CULPA DE BRADFORD DELONG



Já aqui tenho referido que o debate atual entre os economistas americanos sobre o conserto possível do sistema financeiro e sobre a política macroeconómica de combate à crise recessiva e ao diferimento da recuperação é duro. Aparentemente, os economistas europeus estariam mergulhados na produção em série de papers e os americanos mais interessados no debate, designadamente na blogosfera, já que nenhum outro âmbito de discussão consegue assegurar a mesma vivacidade e face to face das ideias. Mas, na prática não é assim. Os americanos continuam a saber compatibilizar os dois campos e os europeus começam a despontar, tardiamente é certo, como o evidencia por exemplo o VOX EU e o próprio Financial Times.
Bradford DeLong é hoje indiscutivelmente um dos economistas que mais tem animado, primeiro, o combate à pretensa cientificidade da ideia de que a austeridade pode ser expansionista e segundo o reconhecimento de que tudo mudou quando o contexto é de taxas de juro quase nulas e os riscos de inflação permanecem adormecidos. Sempre, é um facto, com ênfase na economia americana, o que o não tem impedido de lançar sucessivas bicadas para o lado de cá do Atlântico. Não podemos esquecer que DeLong, juntamente com Lawrence Summers, é autor de um dos raros artigos que produz evidências empíricas de que, no novo contexto macroeconómico, pode valer a pena a expansão fiscal e que essa expansão pode ser financiável no futuro. Tal artigo precedeu largamente no tempo o mea culpa dos economistas do FMI relativo à subavaliação dos multiplicadores do impacto recessivo dos programas de austeridade.
Ora, DeLong acaba de publicar um longo artigo no Grasping Reality with Both Invisible Hands: Fair, Balanced, and Reality-Based: A Semi-Daily Journal, projetando-se retrospetivamente no que a comunidade de macroeconomistas pensava sete anos atrás, assumindo com grande humildade que poderiam estar errados. O raciocínio pragmático que ele constrói é muito simples: se há 7 anos lhe perguntassem que a economia americana e o mundo em geral estariam hoje num grau tal de subaproveitamento de recursos e de mão-de-obra em particular a probabilidade de o aceitar seria desprezável.
Esta reflexão prospetiva de DeLong conduz-me, afetivamente, a um dos meus últimos cursos de Ciclos Económicos e Crises, antes da disciplina desaparecer (pour cause) no plano de estudos da formação básica em economia. Recordo-me perfeitamente de confrontar os alunos desta disciplina de opção com a perigosidade da ideia então reinante de que o ciclo económico acabara e de que a prevenção de depressões mais alargadas estava dominada pela política macroeconómica. Bastaria para isso que os bancos centrais se empenhassem em fixar de modo firme as expectativas de inflação. O que vinha acompanhado de uma outra ideia, a necessidade de evitar a todo o custo que o sistema político assumisse de moto próprio expansões fiscais, a não ser em situações de guerra (sim, em situações de guerra). Os bancos centrais assegurariam por via da política monetária a expansão de procura interna que qualquer depressão circunstancial exigisse. DeLong não hesita em classificar-se a ele próprio: “em termos de política macroeconómica, há sete anos, era um monetarista ortodoxo e neoliberal”.
Recordo-me ainda que, no fim dos anos 90, confrontava os alunos na segunda parte da disciplina de Ciclos Económicos e Crises com a perplexidade das crises asiáticas, de origem cambial, o bath tailandês, que só a longa expansão da economia americana ainda em curso então evitou que, face aos múltiplos contágios e à estagnação da economia japonesa, o mundo entrasse numa recessão similar à de 2007-2008. Na altura, apareciam os primeiros textos explicativos de Krugman sobre a “armadilha da liquidez” em que a economia japonesa estava mergulhada e a sua denúncia da loucura que era em ambiente de crise financeira continuar a manter a plena circulação dos capitais. Esses artigos exploratórios dariam origem ao The Return of Depression Economics, que a crise atual haveria de transformar em segunda edição atualizada. Foi também o tempo do aparecimento dos escritos de Stiglitz condenando a maneira atabalhoada como o FMI geriu as crises asiáticas. O desaparecimento do ciclo económico e a sobrevalorização da política monetária nunca me convenceram. O aparecimento daquelas referências foi na altura um conforto.
Em meu entender, a ilusão do domínio da depressão por via do foco na política monetária e na ação consistente dos bancos centrais impediu que a situação do Japão fosse devidamente estudada. A euforia da desregulação financeira impediu, por sua vez, que a instabilidade do sistema financeiro internacional posta a nu pelas crises asiáticas fosse devidamente compreendida. A desajeitada intervenção do FMI não foi também devidamente interpretada. Paradoxo dos paradoxos, uma década (incompleta) depois, seria a economia americana a revelar toda a sua fragilidade provocada pela desregulação financeira. É por isso que, com a distância do tempo, a grande recessão de 2007-2008, hoje ainda não completamente ultrapassada, será interpretada articuladamente com as ameaças dos fins da década de 90.

Sem comentários:

Enviar um comentário