quarta-feira, 5 de junho de 2013

UM ÁLVARO DIFERENTE


Tem circulado por aí a informação de que o próximo presidente não executivo da Caixa Geral de Depósitos (CGD) será um meu colega de profissão e ex-aluno na FEP, Álvaro José Barrigas do Nascimento (AN). A ser verdade, e tudo leva a crer que sim, trata-se de uma excelente notícia e de uma forte razão de esperança para os destinos do “banco público” e da economia nacional.

AN foi um aluno distintíssimo e obteve um mestrado em Lancaster e um PhD em Finanças pela “London Business School”. Foi assistente na FEP e no IESF, antes de se fixar em definitivo na Universidade Católica e de nesta ter chegado a diretor da Faculdade de Economia e Gestão em 2008. Embora nunca tenha querido que o seu enfoque predominantemente académico deixasse de beneficiar de conexões com a realidade concreta (Grupo BPI, corretora Douro, Unicer).

Mas o mais relevante de tudo é a pessoa, uma feliz combinação de inteligência e entrega, conhecimento e rigor, independência e verticalidade. AN tem tudo, portanto, para levar a cabo um mandato inédito nessa tão politizada e desacreditada CGD. Contanto que não se deixe contaminar por ares menos livres ou, por outras palavras, que o deixem ser quem é…

Sem comentários:

Enviar um comentário