terça-feira, 18 de junho de 2013

PORTO CIDADE DE CIÊNCIA?



Uma curta e intrigante notícia para hoje,
Chegou-me aos ouvidos que o projeto de implantação do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC), premiado como projeto com cofinanciamento europeu pela Comissão Europeia (Prémio Regio Stars para o Crescimento Inteligente), terá pago cerca de um milhão e trezentos mil euros de taxas municipais. Não estou necessariamente a insinuar que um projeto desta natureza não tenha de pagar impostos ou quejandos. Mas lembro-me de ver pela cidade cartazes com aquele slogan, que não diz rigorosamente nada, de Porto Cidade de Ciência, tantas são as cidades que nele se ancoram, sem conseguir a diferenciação desejada.
Invoco a notícia apenas pela facto dela ser ilustrativa de escolhas públicas, neste caso municipais. Corridinhas de automóveis ou outras formas de animação versus incentivos a projetos desta natureza ou outras ainda mais complicadas e aparentemente sem escrutínio.
Será que algumas das personalidades vetustas e venerandas que se têm abrigado na asa protetora de Rui Rio alguma vez pensaram sobre isto?

Sem comentários:

Enviar um comentário