sábado, 8 de junho de 2013

UM CAMINHO MUITO ESTREITO



Revi ontem o Quadratura do Círculo da passada quinta-feira e a sensação que tive é que o debate aí desenvolvido está bloqueado, aliás um indicador de esgotamento de ideias que ele revelou. O que não deixa de ser uma alegoria do risco maior em que o país se encontra. Podem dizer-me que o bloqueio em que a força de debate do programa se deixou apresar tem que ver essencialmente com o tema “Libertar Portugal da austeridade” do encontro de “indignados” dinamizado pelo incansável Mário Soares, com o significado político de tal ajuntamento e sobretudo com a carta-referência de Pacheco Pereira ao referido encontro da Aula Magna.
Já aqui neste blogue tive o cuidado de referir que a iniciativa de Soares tem uma dupla apreciação possível, ambas não necessariamente positivas.
A primeira é a de rejeição dos rumos atuais da governação, alargando consideravelmente a frente dos que pensam que este não é o rumo para proporcionar condições de recuperação da economia portuguesa e sobretudo para alargar e consolidar a incidência dos processos de mudança estrutural do tecido produtivo português que estavam já a operar em plena crise de 2008. Sobretudo porque se trata de um rumo assente numa governação que faz tábua rasa do respeito pelas pessoas e pelas suas condições de vida e transforma os portugueses em cobaias indefesas de terapias que nem sequer reúnem consenso entre os seus promotores (oportunisticamente ou não, o FMI começa a distanciar-se de erros cometidos, deixando Barroso, Rehn e companhia de calcinhas na mão, poupem-nos dessas situações indecorosas!). A carta de Pacheco Pereira é uma referência possível para esse consenso alargado. A saída para este diagnóstico contundente só pode ser uma: não permitir que a governação persista nesta experimentação, por todos os meios possíveis que a ação política em ambiente democrático o permita. Se esse corte se faz por eleições antecipadas ou por novo governo saído da atual composição parlamentar é coisa que só a dinâmica da inconsistência governamental combinada com a força da indignação poderá ditar.
Mesmo que se compreenda que, pour cause, Lobo Xavier esteja sobretudo preocupado com a visão dos observadores internacionais, necessariamente distantes das dificuldades concretas dos portugueses e com a questão do regresso aos mercados, é um pouco patética a sua alusão a indicadores que eventualmente mostrem que a situação está hoje substancialmente melhor do que há dois anos.
Porém, quando se olha para a Aula Magna do ponto de vista de uma alternativa de governação, sou dos que penso que nada de concreto resulta de promissor ou de esperança para a construção dessa alternativa. E nessa base não me custa concordar com Lobo Xavier de que o mote “Libertar Portugal da austeridade” é por si só a negação da construção de uma alternativa consistente. De facto, o problema real não é libertar Portugal da austeridade. O problema é combinar melhor a progressiva consolidação das contas públicas (que exigirá sempre contenção e novas escolhas para a despesa pública) com a existência de almofadas sociais compatíveis com a dignidade humana, com uma dimensão aceitável de mercado interno e com a criação de políticas públicas que continuem a promover a reafetação do investimento privado e público (veja-se o caso do caminho de ferro para escoamento de mercadorias) para setores transacionáveis e de maior intensidade tecnológica e de conhecimento. Sem perder de vista a necessidade de na União Europeia se lutar por um outro modelo de coordenação de política macroeconómica e dos desequilíbrios no interior da zona euro, integrando o comportamento do mercado internacional como variável central de regulação dos processos de ajustamento.
É aqui que compreendo as preocupações do governador do Banco de Portugal Carlos Costa. E a sua variável de preocupação é o atual nível elevado da dívida pública, mesmo dando de barato (o que pode ser otimismo a mais) que a dívida das famílias e das empresas estará controlada. Com este nível de dívida, acima dos 120% do PIB, uma de duas: ou se proporcionam condições para anulação de dívida (como Rogoff e Reinhart têm defendido contra a corrente dos que utilizaram a sua pesquisa como racionalização da austeridade) ou a gestão do curto-médio prazo inspirará sempre particulares cautelas. Admitindo que a dívida portuguesa não se transforma em dívida insustentável como o FMI começa a classificar a dívida grega, a navegação desses mares de equilíbrio com a questão social e com a dinamização do investimento transacionável e tecnologicamente mais intensivo está para além da (in) competência da governação atual. O problema já não é da vela, mas claramente do velejador que não revela capacidade de aprendizagem. Procurar esse velejador não será fácil e Seguro que me perdoe. Mas um ministro que justifica o bloqueio do investimento com circunstâncias meteorológicas não será seguramente o velejador de que precisamos. Para além do anedotário nacional estar mais rico (como o meu colega de blogue bem o denunciou), o problema é mais grave do que esse imaginário tão rico em Portugal. Exige indignação mais determinada.

Sem comentários:

Enviar um comentário