domingo, 23 de junho de 2013

ALGUMAS IDEIAS SOLTAS A PARTIR DE LISBOA



A pretexto da intervenção na iniciativa dos Verdes e da visita ao neto Francisco, alguns dias de mergulho de sol nesta Lisboa de luz avassaladora, reunindo ideias soltas enquanto que, nos minutos disponíveis, preparo o comentário à apresentação do livro póstumo e inédito de Celso Furtado Ensaios sobre Cultura a cargo de sua mulher Rosa Aguiar Furtado, em Serralves, dia 27, às 18.30.
Em primeiro lugar, uma nota sobre a minha experiência de passagem pela iniciativa dos Verdes.
Não sei se a mensagem terá sido compreendida, num debate muito marcado pela defesa do federalismo, a toda a brida, como resposta para a crise global e da própria construção europeia. Algumas linhas de consenso penso que foram formadas: o risco da destruição da Grécia poder destruir todo o projeto e implodir o sistema europeu, agitando velhos demónios; a necessidade de inverter toda a orientação de política macroeconómica europeia; a vantagem dos países da Europa do Sul em defender-se das pressões da globalização no seio da União Europeia; a necessidade de controlar a financialização da economia; eleição democrática do Presidente do Conselho Europeu.
Mas pareceu-me existirem matérias longe de constituírem consenso. Por exemplo, a ideia radical de Cohen Bendit de destruição do Estado-nação como condição necessária de viabilização do federalismo não sei se será potencialmente aglutinadora para um espaço de eleições europeias. Por outro lado, tenho dúvidas de que a situação estrutural das economias do sul tenha a melhor interpretação e de que não haja algum paternalismo na compreensão da nossa situação. Rui Tavares tem um longo trabalho à sua frente se pretender constituir alguma plataforma eleitoral em Portugal para as europeias. Mas encheu o espaço do auditório do Mercado da Ribeira.
Lisboa está “ocupada” com 30.000 elementos do Rotary Internacional no seu congresso anual. É visível esta massa “invasora” em tudo que é espaço público e o turismo afirma-se cada vez mais como um atividade de fortíssima receita líquida de exportação. E Lisboa perfila-se como a grande plataforma giratória desta realidade.
Sábado de manhã corrigi uma das minhas grandes insuficiências de visitante cultural da Cidade entrando finalmente na lindíssima Igreja de S. Roque, para ver o espantoso Altar de S. João com os fabulosos micromosaicos, memória de outros tempos em que havia excedente (vindo de fora esclareça-se). A preparação de uma exposição e de um programa de televisão produzia um ambiente incompatível com o recado da fruição de tanto apuro e beleza. E eis que senão quando, em pleno ruído de rebarbadeiras e de Black & Decker’s aparafusando painéis, uma voz lindíssima de soprano ecoava do alto do coro, em ensaio para um concerto próximo. Fiquei com a impressão de que a soprano e o coro acabaram por vencer os berbequins, num momento de pura evasão. Os visitantes hesitavam entre continuar a visita algo agitada pelo ambiente caótico das obras e fixar o olhar e o ouvido para o alto. Visita incompleta. S. Roque merece uma outra visita em ambiente mais recatado.

Sem comentários:

Enviar um comentário