sexta-feira, 14 de junho de 2013

PRAÇA TAKSIN



É estranho falar de uma praça e de uma cidade que nunca se visitou, da qual nunca se sentiram as diferenças de ritmo e de luz ao longo do dia.
Mas o que se tem passado em Istambul ilustra em meu entender a incapacidade que o Ocidente em geral, primeiro a sociedade americana e nos últimos tempos a europeia também, para compreender o que se passa noutras culturas.
Nos meus registos intermitentes sobre esta perigosa incapacidade, fruto de uma ocidentocêntrica visão do mundo, está o choque que a sociedade americana e todo o ocidente experimentaram com a emergência da revolução islâmica no Irão. Convictos que a ocidentalização do Irão estava em curso, as imagens pujantes das grandes manifestações dos vultos negros, massivas, ululantes, perturbaram a convicção de então. Afinal havia uma base religiosa oculta, silenciosa, que resistira à influência pseudo-ocidentalizante. Os rumos que a revolução iraniana veio a tomar mais agravou essa incapacidade de perceber a sociedade e hoje, apesar de algum cinema iraniano, ter contribuído para uma visão menos preto e branco da sociedade iraniana, a sensação que fica é que a não continuamos a perceber.
Um outro registo, bem mais recente, identifica-se com os mitos de interpretação que as “primaveras árabes”, sobretudo a egípcia e a tunisina, suscitaram em grande parte do pensamento político e mediático ocidental. O acompanhamento relativamente regular que as minhas leituras furtivas da New Yorker me proporcionaram foi-me sugerindo a ideia, ainda não plenamente confirmada mas com grande probabilidade de o vir a ser, de que após o cair da poeira a maior estruturação das forças políticas islâmicas, ainda que não radicais, tenderá a emergir e a ocupar o vazio da queda dos regimes ditatoriais. A dúvida será se emergirão regimes teocráticos ou se versões mais matizadas. Mas a verdade é que não se vislumbram alternativas estruturadas nos meios não islâmicos. A incompreensão ocidental persiste.
Istambul e a Turquia em geral representam um exemplo de “primavera” de teor diverso, tudo indica de resistência contra o não balanceamento do equilíbrio, instável, que tem caracterizado a Turquia moderna entre a islamização potencial e a proximidade cultural e urbana ao ocidente. Tenho a sensação de que, estando a Europa e a UE em particular na berlinda, a questão turca constituirá uma rara oportunidade para o ocidente acertar de vez com a transformação destas sociedades. Afinal, a questão do pedido de adesão turca continua embrulhado, as instituições europeias continuam a não revelar coragem para uma discussão aberta do problema. Será que estaremos condenados a não compreender para todo o sempre o não-ocidente?

Sem comentários:

Enviar um comentário