terça-feira, 5 de agosto de 2014

AINDA O ROMBO NO INDEPENDENTISMO CATALÃO



(La Vanguardia)
Apesar de Jordi Pujol se ter voluntariamente transformado num produto tóxico acomodado nas mais profundas e recônditas catacumbas do independentismo e nacionalismo catalão, facilitando a vida aos que rapidamente procuraram afastar-se de tal personalidade, o rombo ou brecha na CiU está longe de estar calculado.
O problema está no facto da letra não dizer com a careta em matéria da real proveniência da fortuna que terá sido mantida em off shores exteriores até à declaração de Pai Pujol. Pelo menos dois outros filhos de Pujol estavam em rigorosa avaliação por parte das autoridades policiais e fiscais espanholas, dando matéria para que o PP mais profundo e anti-regionalista aguce os beiços por tão inesperada guloseima. E não é seguro que, ao contrário do que o velho Pujol afirmou, a tal fortuna tenha origem nas atividades mais ou menos informais lideradas pelo pai do pai Pujol. Há uma pista que começa a desenhar-se com alguma força e que diz respeito à possibilidade da família Pujol ser a destinatária em última instância de uma taxa de 3% cobrada em qualquer investimento imobiliário aprovado pela Generalitat. Aliás, em tempos, o ex-líder socialista Pascual Maragall, hoje com uma doença degenerativa incurável em elevado estado de adiantamento, já o havia denunciado:
El socialista Pascual Maragall disparó el 24 de febrero de 2005 desde su tribuna de presidente de la Generalitat siete palabras letales contra los nacionalistas de CiU, que habían gobernado 23 años seguidos en Cataluña: “Su problema se llama 3%”. Aquel ataque a la honorabilidad de Jordi Pujol i Soley y de todos sus consejeros, a los que acusó de una práctica corrupta continuada consistente en el cobro de comisiones ilegales por la adjudicación de obras públicas, tenía fundamento.”(link aqui).
Esta matéria é de uma profunda relevância para se conhecer os verdadeiros meandros dos poderes regionais. Os bascos tiveram o seu imposto revolucionário de má memória. Os catalães praticavam-no, pelos vistos, com outro tipo de violência.
É por estas e por outras que face ao poder todos os cuidados são poucos.

Sem comentários:

Enviar um comentário