segunda-feira, 18 de agosto de 2014

UM EBOOK PARA A ESTAGNAÇÃO SECULAR



Regresso ao trabalho com a brisa, mais que brisa vento, característico de Matosinhos (que seria melhor designado de Ventosinhos), mas que tem a particularidade de nos chamar à realidade para os tempos de turbulência em que estamos mergulhados.
Contrariando os arautos da pseudo-recuperação económica em que as autoridades europeias se transformaram, os dados do segundo trimestre de 2014 evidenciam bem a fragilidade da retoma que os defensores da austeridade libertadora quiseram anunciar. Os pesos pesados da Itália, França e Alemanha estancaram e o discurso da austeridade libertadora agoniza com uma recuperação que tarda a acelerar.
Neste contexto, sou dos que penso que a recuperação europeia de caracol não pode ser apenas explicada pela insuficiência de procura que resulta em grande parte do errado entendimento de que o problema a resolver é apenas um problema de crise de dívida, anulando o estímulo fiscal (na União Europeia) ou reduzindo-o à ínfima expressão (nos EUA).
O debate tem de ser mais amplo e os economistas americanos compreenderam-no bem lançando para a discussão o tema da estagnação secular.
Há boas notícias nesta matéria e a iniciativa pioneira dos americanos transferiu-se para a Europa.
O VOX Eu (Center for Economic Policy Research) tão seguido neste blogue acaba de lançar um E-book sobre esta matéria que nos fornece algumas perspetivas sobre o tema da estagnação secular (coordenação de Richard Baldwin e Coen Teulings).
Uma introdução ao livro pode ser lida neste link e o PDF completo pode ser consultado aqui. Consultando os diferentes contributos, que equilibra relativamente as duas academias, de lá e de cá do Atlântico, estaremos no centro do debate.
Aconselho vivamente as candidaturas de Seguro e Costa a mergulharem neste debate, pois ao papaguearem o crescimento económico ignorando os pesados constrangimentos que sobre ele pesam correm o risco de fazerem o papel daquelas horríveis máquinas que libertam uns brindes esquisitos a troco de uma moeda e que nos metralham sucessivamente com um “Yo soy el mono”.
Em posts posteriores darei conta de algumas das dimensões do debate para que o E-book nos transporta.

1 comentário:

  1. Hey, there is a broken link in this article, under the anchor text - o PDF completo pode ser consultado aqui

    Here is the working link so you can replace it - https://selectra.co.uk/sites/default/files/pdf/Vox_secular_stagnation.pdf

    ResponderEliminar